segunda-feira, 7 de julho de 2014

Wolfgang Amadeus Mozart - Amadeus • Rondo Alla Turca

Amadeus
(EUA, 1984)
Direção: Milos Forman
Elenco: F. Murray Abraham (Antonio Salieri), Tom Hulce (Wolfgang Amadeus Mozart), Jeffrey Jones (Imperador Joseph II), Elizabeth Berridge (Constanze 'Stanzi' Mozart), Charles Kay (Conde Orsini-Rosenberg), Roy Dotrice (Leopold Mozart)
Sinopse: Antonio Salieri (1750-1825), compositor oficial da corte do Imperador Joseph II, da Áustria, está internado num hospício depois de confessar aos berros que foi o responsável pela morte de Wolfgang Amadeus Mozart e tentar o suicídio. Salieri recebe a visita do padre Vogler, que deseja obter a confissão e a redenção do amargurado suicida e assim passa a ouvir o relato de como Salieri conheceu, admirou, conviveu e passou a odiar Mozart.
Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus (em grego, Amadeus) Mozart, nascido em 27 de janeiro de 1756, em Salzburg, foi exibido como menino-prodígio tocador de cravo desde os 3 anos e compositor desde os 5 pelo pai Leopold, e chegou a Viena em 1781. Foi então contratado pelo Imperador Joseph II para escrever uma ópera em alemão para ser encenada no Teatro Nacional em Viena. Mozart escreve "O Rapto do Serralho" (DieEntfuhrung aus dam Serail), que o Imperador (ignorante em música) critica como uma obra que "tem notas demais (...) e que excede o número de notas que pode ser ouvida numa única noite".
"Wolfie" Mozart casa-se com a jovem Stanzi, que leva a Salieri os originais da obra do marido para pleitear uma vaga na corte como professor de piano, já que o casal passa por dificuldades financeiras. A perfeição das partituras escritas por Mozart despertam uma profunda inveja em Salieri.
Salieri se julga negligenciado por Deus em favor de Mozart. Ele se revolta por Deus tê-lo dotado de 'verdadeiro amor pela música' e tê-lo negado 'o talento para realizá-la'. Ele acredita estar sendo tripudiado pelo Todo-Poderoso, que, apesar de negar-lhe o 'dom', concedeu-lhe a capacidade de reconhecê-lo na obra do jovem Amadeus ("Porque Deus escolheu uma criança de gargalhada obscena para ser seu instrumento?").
Para investigar o processo criativo de Mozart, Salieri contrata Lorl, uma empregada doméstica, para trabalhar na casa de Mozart e Stanzi e informar-lhe cada passo dado pelo jovem compositor. Assim, Salieri descobre que Mozart trabalha numa ópera cômica em italiano chamada "As Bodas de Fígaro" (Le Noce di Figaro).
Em 1787 estreia Don Giovanni, a ópera de Mozart que semeia na mente doentia de Salieri seu plano de assassinato e redenção. Mozart morreu na madrugada de 5 de dezembro de 1791.
Ganhou 8 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme (Saul Zaentz, produtor), Melhor Diretor (Milos Forman), Melhor Ator (F. Murray Abraham), Melhor Direção de Arte (Patrizia von Brandenstein e Karel Cerný), Melhor Figurino (Theodor Pistek), Melhor Maquiagem (Paul LeBlanc e Dick Smith, Melhor Som (Mark Berger, Thomas Scott, Todd Boekelheide e Christopher Newman) e Melhor Roteiro Adaptado (Peter Shaffer, baseado em sua própria peça teatral). Recebeu ainda outras 3 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Tom Hulce), Melhor Fotografia (Miroslav Ondrícek) e Melhor Edição (Nena Danevic e Michael Chandler).
Amadeus Soundtrack [Special Edition: Director's Cut] Full CD 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário