terça-feira, 30 de setembro de 2014

Jorge Drexler - Al Otro Lado Del Río

Vencedora do Oscar 2004 de melhor Canção Original pelo filme Diarios De Motocicleta (Walter Salles)
Diários de Motocicleta
(The Motorcycle Diaries, EUA, 2004)
Direção: Walter Salles
Elenco:
Gael García Bernal (Che Guevara - jovem), Susana Lanteri (Tia Rosana), Mía Maestro (Chichina Ferreyra), Mercedes Morán (Celia de la Serna), Jean Pierre Nohen (Ernesto Guevara Lynch), Rodrigo de la Serna (Alberto Granado), Gustavo Pastorini (Passageiro)
Sinopse: O filme narra as aventuras dos argentinos Ernesto Guevara de la Serna e Alberto Granado, que em 1952 decidiram explorar a América do Sul, até então conhecida somente através dos livros de García Lorca e Pablo Neruda.A viagem de exploração tinha como método a "improvisação" e como equipamento uma motocicleta Norton 1939 velha e avariada apelidada de "La Poderosa".
Ernesto Guevara tinha na época o apelido familiar de "El Fuser" (referência à "Furibundo Serna", apelido dado desde a época de colégio pelos colegas de rúgbi), convivia com a asma e estava há três matérias de se formar em medicina, com especialização em leprologia.Alberto Granado tinha 29 anos, era bioquímico formado e era apelidado de "Mial" (contração de Mi Alberto).
A viagem de Buenos Aires na Argentina até Guajira na Venezuela passando pelo deserto de Atacama no Chile,o Machu Pichu, a Cordilheira dos Andes e a Amazônia no Peru transformam para sempre Ernesto e Alberto, que nunca mais serão os mesmos.
Em Los Angeles, no Chile, a Poderosa fica num ferro-velho.Em Chuquimata, no Chile, eles conhecem um casal de mineradores que não pode trabalhar livremente porque empresas americanas assumiram o controle das minas locais.Ao visitar o Machu Picchu eles vêem as ruínas da majestosa civilização inca e a dificuldade que os herdeiros desta civilização têm para encontrar seu espaço na sociedade. Em San Pablo, no Peru, eles visitam como voluntários por três semanas um leprosário cuidado por freiras e onde vivem doentes peruanos, colombianos e venezuelanos. Uma das observações de Ernesto é que há uma nítida segregação entre os "doentes" e os "sadios" no local.Três anos depois, Ernesto Che Guevara conheceria Fidel Castro e, mais quatro anos depois,co-lideraria a Revolução Cubana. Alberto Granado tem atualmente 81 anos e mora em Cuba com sua família. Bastidores: Foi indicado a dois Oscars: melhor roteiro adaptado (de Jose Rivera - baseado nos livros Notas de Viaje, de Ernesto Guevara, e Con el Che por America Latina, de Alberto Granado) e melhor canção original (`Al Otro Lado Del Río`).
AL OTRO LADO DEL RÍO , tema do filme Diários de Motocicleta, foi a canção vencedora do Oscar 2005.
O uruguaio Jorge Drexler é o compositor da canção, que na cerimönia do Oscar foi interpretada por Antonio Banderas e Carlos Santana.
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda outras 5 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Gael García Bernal), Melhor Ator Coadjuvante (Rodrigo de la Serna), Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado.
- Recebeu uma indicação ao Cesar de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou 2 prêmios no Independent Spirit Awards, nas categorias de Melhor Revelação (Rodrigo de la Serna) e Melhor Fotografia. Foi ainda indicado na categoria de Melhor Diretor.
- Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Filme Não-Europeu.
- Ganhou o Goya de Melhor Roteiro Adaptado.
- Ganhou o Prêmio Ecumênico do Júri, no Festival de Cannes.
- Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou o Prêmio do Público, no Festival de San Sebástian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário