quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Gattaca- Experiência Genética

CORUJÃO (Gattaca, EUA, 1997)
Direção: Andrew Niccol
Elenco: Ethan Hawke (Vincent Freeman / Jerome Morrow), Uma Thurman (Irene Cassini), Alan Arkin (Detetive Hugo), Jude Law (Jerome), Loren Dean, Gore Vidal
Sinopse: Passado em um tempo futuro, Gattaca mostra uma sociedade em que as corporações tornaram-se mais poderosas que o Estado e em que a manipulação genética criou uma nova espécie de preconceito e hierarquia racial, legitimada pela ciência. Aos pais que desejam ter filhos é dada a oportunidade de manipular a interação entre seus DNAs de modo que gerem filhos com a melhor combinação de qualidades genéticas possível. Este procedimento acaba criando duas categorias diferentes de pessoas: os Válidos, frutos desta combinação genética planejada, que são quase super-homens, com raras doenças genéticas; e os Inválidos, frutos de nossa interação sexual usual. Aos Válidos são oferecidos os melhores empregos e as melhores oportunidades enquanto que os Inválidos chegam a ser impedidos de frequentar determinados lugares.
A história do filme é a de dois irmãos, um concebido da maneira natural e o outro manipulado geneticamente. O Inválido, interpretado por Ethan Hawke, tem várias doenças genéticas e, ao ter seu DNA examinado quando nasce, já tem uma data prevista para sua morte. Contudo, o garoto sonha em viajar ao espaço - emprego impensável para alguém com seus problemas - e vai buscar todas as maneiras possíveis para superar suas limitações ao mesmo tempo em que tem que esconder de todos que é um Inválido.
Gattaca é um ensaio sobre o que pode ser uma sociedade em que o destino das pessoas esteja pré-determinado cientificamente, em que não haja o mínimo espaço para a ação do indivíduo na construção de seu próprio futuro. Também é uma reflexão sobre como a ciência pode ser usada para legitimar e, no caso, criar uma hierarquia social, principalmente se feita sem crítica e controle da sociedade.
Gattaca é o nome da base de treinamentos para vôos espaciais. Repare que a palavra é formada pelas letras G, A, T e C que também são as iniciais das bases nitrogenadas que formam o genoma. Há também outras referências como a escada em forma de DNA.
Bastidores: - Recebeu uma indicação ao Oscar, como Melhor Direção de Arte.
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, como Melhor Trilha Sonora. 1. I Am Not Jerome
2. Vincent Saves Anton
3. A De-gene-erate
4. You Are Jerome Morrow
5. Escaping the Club
6. Vincent & Irene
7. It is Possible
8. The Final Swim

Nenhum comentário:

Postar um comentário