segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Jovem aos 50 - A História de Meio Século da Jovem Guarda


(Brasil, 2016)

Direção: Sérgio Baldassarini Júnior

Sinopse: No dia 22 de agosto de 1965 entrava no ar uma atração épica da televisão brasileira. A trupe de artistas a pisar no palco do programa Jovem Guarda, exibido pela TV Record, viria a transformar a música, os costumes, a forma de falar e de vestir das futuras gerações a partir das canções de cantores e compositores até hoje reconhecidos como ícones da cultura nacional. Produzido de forma totalmente independente, o filme de Sérgio Baldassarini Júnior contextualiza o momento histórico, apresenta as principais personalidades e analisa o legado do movimento responsável pelo início do rock no Brasil a partir de entrevistas com quem participou dessa revolução.
O documentário parte de uma extensa pesquisa de discos, filmes e imagens de arquivos da televisão brasileira para contar como foi o início do chamado “iê-iê-iê” – expressão em português retirada do “yeah-yeah-yeah” de She Loves You, um dos primeiros sucessos de The Beatles, conjunto seminal para o rock no mundo e, consequentemente, para a Jovem Guarda. A narração do diretor guia o espectador pelos detalhes da história antes do surgimento do programa comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, lembrando trabalhos de bandas como Golden Boys, The Clevers, The Fevers e Renato e Seus Blue Caps, entre outras. Como os lançamentos internacionais demoravam a chegar ao Brasil à época, artistas nacionais se consagraram produzindo versões em português de clássicos americanos e europeus.
A película reúne depoimentos de mais de 50 cantores e compositores brasileiros que fizeram sucesso na época. Erasmo fala sobre a inspiração para suas principais canções, e Wanderléa comenta a empolgação de participar de um movimento tão novo. Os integrantes da banda The Jordans resgatam uma fita antiga de um memorável encontro com os famosos rapazes de Liverpool, e Caetano lembra a passeata contra a guitarra elétrica comandada por Elis Regina e Gilberto Gil – apesar do baiano ter usado o instrumento para se apresentar ao lado de Rita Lee e Arnaldo Baptista, membros de Os Mutantes. Há ainda o resgate da figura polêmica de Carlos Imperial, e a rivalidade criada entre Ronnie Von e Roberto Carlos, concorrentes em emissoras de televisão distintas. Tudo reunido em uma obra indispensável para os amantes do rock nacional.

EPISÓDIO 1- "UM NEGÓCIO CHAMADO ROCK´N´ROLL
EPISÓDIO 2 - ADORÁVEL CAFAJESTE"
EPISÓDIO 3 - "A BONEQUINHA QUE CANTA"
EPISÓDIO 4 - "O DIA QUE A JOVEM GUARDA ENCONTROU OS BEATLES"
EPISÓDIO 5 - "NASCE UMA CONSTELAÇÃO DE NOVAS ESTRELAS..."
EPISÓDIO 6 - "O NASCIMENTO DE UM REI"
EPISÓDIO 7 - "A CRIAÇÃO DE UM NOVO PROGRAMA"
EPISÓDIO 8 - "DO IMPROVISO AO SUCESSO"
EPISÓDIO 9 - "O MAIOR PROGRAMA DA TV BRASILEIRA"
EPISÓDIO 10 - "O PEQUENO PRÍNCIPE"
EPISÓDIO 11 - "ERAM TODOS ALIENADOS?"
EPISÓDIO 12 - "FIM DAS TARDES DE DOMINGO"
EPISÓDIO 13 - "MEMÓRIAS..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário