quarta-feira, 28 de maio de 2014

Platoon

Burning the Village / Adagio For Strings
Platoon
(EUA, 1986)
Direção: Oliver Stone
Elenco: Tom Berenger (sargento Barnes), Willem Dafoe (sargento Elias), Charlie Sheen (Chris Taylor), Keith David (King), Francesco Quinn (Rhah), Forest Whitaker (Big Harold), Kevin Dillon (Bunny), John C. McGinley (Sargento O´Neill), Reggie Johnson (Junior), Mark Moses (Tenente Wolfe), Corey Glover (Francis), Johnny Depp (Lerner), Chris Pedersen (Crawford), Bob Orwig (Gardner) e Corkey Ford (Manny).
Sinopse: "Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento". (Eclesiastes, 11:9)
Chris Taylor(Charlie Sheen) é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano, em meio à Guerra do Vietnã (1960-1973). Idealista e estudante universitário, Chris foi como voluntário para lutar na guerra pois acreditava que devia defender seu país, assim como fez seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas aos poucos, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido. Enquanto isso seus dois oficiais em comando, os sargentos Barnes e Elias (Tom Berenger e Willem Dafoe) traçam uma tênue divisa entre a guerra que lutam contra o inimigo e aquela que travam um contra o outro. Barnes é frio, arrogante, interesseiro e cruel. Elias é honesto, liberal e tem senso de humanidade (“Nós vamos perder essa guerra... Temos tirado vantagem dos outros há tanto tempo que agora eu acho que é a nossa vez") A trilha sonora de Georges Delerue se encaixou perfeitamente nas cenas de batalhas criando momentos de forte emoção ao se fundir com as imagens de violência da guerra. Em especial, numa sequência envolvendo o sargento Elias quando ele é abandonado na selva pelos companheiros e traído pelo rival sargento Barnes, que fogem de helicóptero de um cerco vietcongue. Elias corre por sua vida com dezenas de inimigos em seu encalço e ao chegar numa grande clareira na mata ele é mortalmente alvejado, porém ainda caminha mais um pouco e cai ferido no chão rastejando com dificuldades. Ele então lentamente ajoelha-se, recebe mais uma carga fatal de disparos pelas costas, depois ergue seus braços ao alto num momento antológico de pura indignação perante o horror brutal da guerra, e finalmente tomba na terra morto, com uma música de arrepiar ao fundo.
O filme é baseado nas experiências pessoais do roteirista-diretor Oliver Stone, que passou pouco mais de um ano no Vietnã entre 1967 e 1968 e foi condecorado com uma Estrela de Bronze. O filme foi rodado nas selvas das Filipinas.
Bastidores: Ganhou 4 Oscars em 1987, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (Oliver Stone), Melhor Som e Melhor Edição. Recebeu ainda outras 4 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Willem Dafoe e Tom Berenger), Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário