quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Moulin Rouge!

1. Diamonds Are a Girl's Best Friend
2. Your Song
3. Silly Love Songs
4. Come What May
5. The Duke Tries to Kill Christian
Moulin Rouge - Amor em Vermelho
(Moulin Rouge, EUA, 2001)
Musical - 126 mun.
Direção: Baz Luhrmann.
Elenco: Nicole Kidman (Satine), Ewan McGregor (Christian), John Leguizamo (Henri de Toulouse-Latrec), Jim Broadbent (Zidler), Richard Roxburgh (Duque de Monroth), Jacek Koman, Matthew Whittet, Kerry Walker e Caroline O’Connor. Sinopse: "Somos criaturas do submundo. Não podemos nos dar ao luxo de amar." (Harold Zindler)
O Moulin Rouge era uma casa noturna que funcionava também como danceteria e bordel e era dirigida por Harold Zindler. A grande atração do Moulin Rouge era a cortesã Satine, conhecida como "Diamante Cintilante" por causa de sua beleza incomum.
Tecnicamente, uma cortesã está numa "situação" intermediária entre uma amante e uma prostituta. Uma cortesã como Satine é menos que uma amante porque ela vende seu amor por benefícios materiais (diamantes, dinheiro, patrocínio para espetáculos);por outro lado ela é mais do que uma prostituta porque ela escolhe seus amantes (no caso de Satine, o seu critério, pelo menos até conhecer Christian, é unicamente financeiro).
1899. Christian, um jovem poeta inglês, chegou a Paris e alugou um pequeno apartamento na aldeia de Montematre, um reduto de músicos, escritores e atores boêmios que formavam um movimento cultural chamado de "Os Filhos da Revolução". Da janela do apartamento era possível avistar o moinho de vento do Moulin Rouge.
Christian pretendia escrever uma peça sobre "um amor que supera todos os obstáculos", porém sentia uma grande dificuldade em redigir, já que jamais havia se apaixonado por alguém.
Certo dia, o teto do apartamento de Christian desabou e apareceram subitamente duas criaturas pouco comuns: um argentino inconsciente vestido de arlequim e um anão de bigode vestido de freira, que apresentou-se como Henri Marie Raymond "Toulouse-Lautrec" Montfa, líder de uma trupe teatral que ensaiava uma peça denominada "Espetacular, Espetacular" no apartamento de cima. O plano da trupe de Toulouse-Lautrec era encontrar-se com Satine para convencê-la a interpretar o papel principal da peça e a persuadir Harold Zindler a produzir o espetáculo no Moulin Rouge.
Como o argentino que tinha caído do teto sofria de narcolepsia, Christian assumiu seu posto na trupe. Porém, quando teve a oportunidade de demonstrar seu talento de poeta e dramaturgo, Christian acabou tomando o lugar de Audrey, o autor da peça original.
O texto de "Espetacular, Espetacular", que inicialmente tinha como cenário os Alpes Suiços, mudaria seu contexto para a Índia e acabaria se tornando uma história de "um amor que supera todos os obstáculos", envolvendo uma cortesã hindu, um tocador de cítara e um marajá furioso.
As coisas se complicam quando o duque de Monroth, interessado em investir uma fortuna no Moulin Rouge, apaixona-se por Satine, ao mesmo tempo em que ela e Christian iniciam "um amor que supera todos os obstáculos"... ou pelo menos quase todos...
Bastidores: -Ganhou 2 Oscars em 2001, nas seguintes categorias: Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. Foi ainda indicado em outras 6 categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz (Nicole Kidman), Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Melhor Som.
- Ganhou 3 Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Atriz - Comédia/Musical (Nicole Kidman) e Melhor Trilha Sonora. Foi ainda indicado em outras 3 categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator - Comédia/Musical (Ewan McGregor) e Melhor Canção Original ("What that may").
- Ganhou 3 prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Jim Broadbent), Melhor Trilha Sonora e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 9 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Desenho de Produção e Melhor Edição. - Recebeu uma indicação ao César, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
- Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio BR de Cinema, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
- Recebeu 3 indicações ao MTV Movie Awards, nas seguintes categorias: Melhor Atriz (Nicole Kidman), Melhor Sequência Musical e Melhor Beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário