segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A Night At The Opera (1975)

Queen - Death on Two Legs
Sob o comando da gravadora EMI, o Queen passou a ensaiar para seu próximo trabalho e formular as primeiras canções individualmente em sete estúdios diferentes. Uma delas foi "Bohemian Rhapsody", que ficaria nove semanas no topo das paradas do Reino Unido, e projetaria o grupo mundialmente. Entretanto, a canção, de sete minutos de duração, ópera e rock pesado, utilizava-se de muitos vocais, e acabou custando muito caro. Freddie a queria como single, e quase todos estavam de acordo, exceto John Deacon, que estava temeroso quanto a duração. O produtor Pete Brown, da EMI, teve reação semelhante a Deacon, mas acabou cedendo à pressão e lançou. O medo do Queen era que o trabalho fosse um fracasso, e caso ocorresse não teria outra alternativa a não ser encerrar as atividades e pagar as dívidas. Todavia, assim como o single, o álbum recebeu boas avaliações da crítica e vendeu milhões de cópias. Além de "Bohemian Rhapsody", que teve o apoio de um clipe promocional, a banda lançou "You're My Best Friend", de John em um compacto e realizou uma turnê internacional bem-sucedida. A Night at the Opera é geralmente considerado o melhor trabalho da carreira do Queen, mesclando influências de hard rock, pop, rock progressivo, heavy metal e outros gêneros musicais, assim como feito em Sheer Heart Attack.

Queen - '39
De acordo com Chris Smith, amigo de Mercury, ele começou a desenvolver "Bohemian Rhapsody" no fim da década de 1960, sempre tocando as mesmas notas repitidamente ao paino, que mais tarde tornaram-se a introdução da canção; só para essa faixa foram usandos quatro estúdios diferentes e devido à sua natureza elaborada, ela foi gravada em várias seções, e a junção foi realizada usando a batida da bateria para manter todas as partes sincronizadas. May, Mercury e Taylor cantaram suas partes vocais continuamente de dez a doze horas por dia, depois as sobrepondo para criar o efeito de um coro de fundo inteiro, e algumas seções de mixagem exigiram mais de cento e oitenta overdubs separados. Já que os estúdios da época ofereciam fitas analógicas com apenas vinte e quatro canais, foi necessário que os três gravassem a si mesmos muitas vezes e então juntassem tudo em sucessivas submixagens, e no fim foram usadas fitas de até oitava geração. As várias seções de fita contendo as submixagens desejadas tiveram que ser cortadas com gilete e então montadas na sequência correta usando fita adesiva. Ao fim, "Bohemian Rhapsody" tornou-se o single mais caro produzido até então, e ainda é vista como uma das gravações mais elaboradas na história da música popular.

Queen - You're My Best Friend
"The Prophet's Song" também possui uma longa seção vocal na qual as vozes de Mercury, May e Taylor foram sobrepostas e distorcidas para criar um efeito psicodélico, semelhante a edição vocal feita para "Bohemian Rhapsody". Os longos solos que encerram a faixa foram conseguidos por May gravando o som de sua guitarra em três gravadores diferentes e depois os sobrepondo, com alguns segundos de atraso entre si.

Queen - The Prophets Song
Durante esta época, o relacionamento de Freddie Mercury e Mary Austin teve uma forte crise, embora estivessem noivos e embora ela o tivesse inspirado a compôr "Love of My Life". À medida que o sucesso do Queen aumentava, o cantor estava mais distante. Nesta época, o artista conheceu David Minns, um executivo que trabalhara com Paul McCartney, com quem teve um caso. Logo Mercury sentiu a necessidade de ser franco com Mary, confessando-a sua bissexualidade. Mesmo terminando o relacionamento amoroso, mantiveram uma estreita amizade pelos anos vindouros. Do término, surgiram inspirações, que culminaram em parte de A Day at the Races. Os demais membros do grupo descobriram a opção sexual do vocalista, que sempre foi muito reservado em relação à sua vida pessoal.

Queen - Seaside Rendezvouz


Nenhum comentário:

Postar um comentário