terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Black Swan

1. Nightmarish Dance
2. Attack It!
3. Let It Go
4. She's Trying to Replace Me
5. Dance of the White Swan
Cisne Negro
(Black Swan, EUA, 1998)
Direção: Darren Aronofsky
Elenco: Mila Kunis (Lily), Natalie Portman (Nina Sayers), Winona Ryder (Beth Macintyre), Sebastian Stan, Vincent Cassel (Thomas Leroy), Janet Montgomery, Barbara Hershey (Erica Sayers), Ksenia Solo (Veronica)
Sinopse: O Lago dos Cisnes é um conhecido Ballet em quatro atos baseado na versão francesa de um conto de fadas alemão: Odette é uma garota virgem, pura e doce, presa no corpo de um Cisne Branco por causa de uma maldição. Ela deseja a liberdade, mas apenas o amor verdadeiro pode desfazer o feitiço. Seu desejo é quase atendido na forma de um príncipe, mas antes deles poderem consumar o amor, a devassa irmã gêmea de Odette, Odile (o Cisne Negro), envolve e seduz o príncipe.
Devastada, o Cisne Branco se joga de um penhasco e morre. E, na morte, encontra enfim a liberdade.
Nina Sayers (Natalie Porman) é uma bailarina disciplinada e perfeccionista. Quando o diretor Thomas Leroy (Vincent Cassel) está selecionando o elenco de O Lago dos Cisnes, ela é a melhor escolha para interpretar o papel duplo de Odette/Odille.
Além da ter que lidar pela pressão de disputar o posto de nova estrela do Ballet, a recatada Nina terá de lidar com sentimentos controversos em relação a Lily (Mila Kunis), uma bailarina talentosa e um tanto "liberal".
Bastidores: Filme selecionado para a abertura do Festival de Veneza (1 a 11 de setembro de 2010)
- Indicado ao Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção (Darren Aronofsky), Melhor Atriz (Natalie Portman), Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte
Trechos da Crítica de Neusa Barbosa, para o Cineweb "(...)Esta impressionante viagem ao mundo interior de uma jovem bela e neuroticamente frígida, em pânico diante da possibilidade de entrega física e emocional, tem inúmeros pontos de contato com Repulsa ao sexo (1965), de Roman Polanski – em que Catherine Deneuve interpretava a mulher psicoticamente dividida, ilhada em seu apartamento.
Atriz talentosa e dedicada, Natalie Portman supera não poucos obstáculos, inclusive físicos, para interpretar solidamente esta Nina trágica, que desperta piedade e medo quase ao mesmo tempo. A atriz rompe suas fronteiras e sua imagem, não hesitando numa cena de masturbação, nem em outra de sexo lésbico – que, na verdade, são as que menos impressionam. É quando traduz a dualidade extrema desta mulher fraturada que não encontra sua síntese que Natalie exprime o melhor de sua arte. Seu sofrimento transpira humanidade, força, demência, amargura, e a impressionante solidão ao ir até um lugar onde absolutamente ninguém pode segui-la.
Ao seu lado, um competente quarteto de atores contribui decisivamente para o resultado: o francês Vincent Cassel, na pele do diretor da companhia que a pressiona e quer conquistá-la, sem decifrar seu tumulto interior; sua mãe (Barbara Hershey), que procura criar um halo de proteção para sua criatura, que sabe extremamente frágil, mas exagera na dose; sua colega e rival, Lily (Mila Kunis), que funciona como um contraponto da jovem sensual e livre que Nina não sabe ser. E Beth McIntyre (Winona Ryder), a assustadora veterana que a precedeu no papel e enlouquece quando tem de aposentar-se da companhia – prenunciando um sombrio futuro para as bailarinas mais velhas.(...)"

Clint Mansell - Trilha Sonora do filme Cisne Negro
00:00 - 01 Nina's Dream
02:48 - 02 Mother Me
03:55 - 03 The New Season
06:34 - 04 A Room of Her Own
08:30 - 05 A New Swan Queen
11:59 - 06 Lose Yourself
14:07 - 07 Cruel Mistress
17:37 - 08 Power, Seduction, Cries
19:20 - 09 The Double
21:40 - 10 Opposites Attract
25:25 - 11 Night of Terror
33:27 - 12 Stumbled Beginnings...
37:19 - 13 It's My Time
38:49 - 14 A Swan is Born
40:28 - 15 Perfection
46:13 - 16 A Swan Song (For Nina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário