(Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, Inglaterra, 1963)
95’
Direção: Stanley Kubrick.
Elenco: Peter Sellers, George C.Scott, Sterling Hayden, Keenan Wynn, Slim Pickens, Peter Bull, James Earl Jones, Tracy Reed, Jack Creley, Frank Berry, Robert O´Neil, Glenn Beck, Roy Stephens.
Sinopse: O General Jack D. Ripper (Sterling Hayden), é um homem paranóico. Ele acredita em uma conspiração comunista que visa a adição de flúor às águas americanas. Por isso, ele toma extremo cuidado com o que bebe, a fim de preservar seus preciosos fluidos corporais. Cada vez mais perturbado, o sujeito aciona o plano R - e ordena um ataque nuclear a pontos estratégicos da União Soviética - ataque este que só pode ser cancelado usando-se um determinado código que só o próprio General conhece.
Quando o Presidente Muffley (Sellers), dos EUA, fica sabendo do ocorrido, procura entrar em contato imediatamente com o Premier russo, a fim de pedir que este abata os aviões americanos antes do bombardeio. Enquanto isso, o Capitão britânico Lionel Mandrake (Sellers, mais uma vez) tenta convencer o General Ripper a revelar o código. O Presidente tem a assessoria de vários militares e cientistas, destacando-se o estranho soviético bêbado Dr. Fantástico (também Sellers). Outro integrante do Conselho de Guerra é o General Turgidson (George C. Scott), um militar que acha que a solução para a crise é bombardear a União Soviética de verdade, antes que esta possa revidar o ataque. É então que o embaixador russo revela que seu país construiu uma máquina do Juízo Final, que irá ser disparada automaticamente caso uma bomba sequer caia em solo soviético. A máquina liberaria na atmosfera uma substância mortal. E, para completar, o piloto de um dos aviões que receberam ordem de ataque é um texano determinado a cumprir suas ordens a qualquer custo, nem que para isso tenha que cavalgar uma bomba como faria com um cavalo selvagem.
Bastidores: - Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (Stanley Kubrick), Melhor Ator (Peter Sellers) e Melhor Roteiro Adaptado.
- Baseado no livro Alerta Vermelho, de Peter George
- O diretor Stanley Kubrick leu mais de 50 livros sobre guerra nuclear como pesquisa. Peter Sellers interpreta três personagens no filme. Inicialmente ele faria quatro, mas desistiu depois de torcer o tornozelo.
- A produção ganhou o prêmio Bafta de melhor filme, melhor filme britânico e melhor direção de arte. Foi indicado ao Oscar de melhor filme e melhor roteiro adaptado. Stanley Kubrick recebeu a indicação para melhor diretor e Peter Sellers de melhor ator.
Nenhum comentário:
Postar um comentário