quinta-feira, 9 de julho de 2015

Jarhead - Opening Scene

Soldado Anônimo
(Jarhead, EUA, 2005)
Direção: Sam Mendes.
Elenco: Jamie Foxx (Staff Sgt. Sykes); Jake Gyllenhaal (Anthony `Swoff` Swofford); Peter Sarsgaard (Allen Troy); Lucas Black (Chris Kruger); Laz Alonso (Escobar); Brian Geraghty (Ergus); Evan Jones (Fowler); Chris Cooper (Lt. Col. Kazinski); Jacob Vargas; Brianne Davis (Kristina); Travis Aaron Wade (Payne); David Haysbert e Marty Papazian.
Sinopse: Anthony 'Swoff' Swofford (Jake Gyllenhaal) nasceu em 1969 e é filho de um soldado americano que lutou no Vietnã. 'Swoff' se perdeu no caminho da faculdade enquanto lia "O Estrangeiro" de Camus e acabou indo parar no Corpo de Fuzileiros onde inicialmente pretendia ser o corneteiro oficial, até ser informado pelo Sargento-Staff Sykes (Jamie Foxx) que este posto não existia. Acaba tornando-se um atirador de elite.
"Este é o meu rifle. Há muitos iguais, mas este é o meu rifle. Sem o meu rifle, eu não sou ninguém. Sem mim, o meu rifle não é nada". 'Swoff' e Allen Troy (Peter Sarsgaard) tornam-se parceiros atirador-observador no pelotão do Sargento Sykes. Munidos de rifles M-40A 1 eles vão parar no deserto da Arábia Saudita num campo de treino militar quando o Iraque de Saddan Hussein (chamado de Satã Insano) invade o Kwait e os americanos põem em ação a Operação Escudo no Deserto, chefiada pelo Tenente Coronel Kazinski (Chris Cooper) cujo objetivo inicial é proteger os campos de petróleo.
O filme acompanha o dia-a-dia dos fuzileiros americanos na primeira Guerra do Golfo Pérsico. As máscaras de proteção anti-ameaças químicas e biológicas utilizadas sob um sol de 44 graus, a necessidade de hidratação constante, o tédio, os campos minados imaginários, a limpeza dos rifles, as discussões intermináveis, a releitura das cartas das namoradas e esposas, as festas nas tendas, os buracos cavados na areia para dormir, a chuva de petróleo.
Bastidores: Estreou em São Paulo nos cinemas no dia 6 de janeiro de 2006. Foi lançado em DVD em maio de 2006. Em Portugal, o filme chama-se "Máquina Zero".
Venceu o Hollywood Awards 2005 na categoria DIRETOR DO ANO (Sam Mendes) e ATOR REVELAÇÃO DO ANO (Jake Gyllenhaal).
O filme é baseado no livro `Jarhead: A Marine`s Chronicle of the Gulf War and Other Battles`, de Anthony Swofford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário