quinta-feira, 12 de março de 2015

Melissa Etheridge - I Need To Wake Up

Vencedora do Oscar de Melhor Canção Original de 2007, pelo documentário Uma Verdade Inconveniente.
UMA VERDADE INCONVENIENTE
(AN INCONVENIENT TRUTH, EUA, 2006)
Direção: Davis Gugenheim
Elenco: Al Gore
Sinopse:O documentário começa com a imagem de um rio fluindo suavemente entre suas margens onde pousam frondosas árvores cujas folhas sussurram com a brisa e se confundem com o coaxar dos sapos e o piar dos passarinhos. Essa paisagem bucólica serve de contraste para o que virá a seguir, a versão cinematográfica de uma palestra que o ambientalista Al Gore (candidato à presidência dos EUA derrotado por George W. Bush em 2000) dá há muitos anos sobre os perigos do aquecimento global para o futuro do planeta.
Al Gore utiliza slides com desenhos animados, gráficos, tabelas e fotos com o objetivo de formar pessoas identificadas com o problema, já que o que está em jogo é a nossa capacidade de viver no planeta Terra.
Num desenho animado uma menina chora quando um sorvete derrete em suas mãos antes dela saboreá-lo. Um homem engravatado tenta explicar para a menina porquê isso aconteceu numa linguagem super-didática e conta a história do Sr. Raio de Sol que veio visitar a Terra mas na volta para casa foi atacado por uma gangue de Gases do Efeito Estufa que não o deixaram sair da atmosfera. A mesma coisa aconteceu várias vezes com vários Srs. Raios de Sol, aprisionando-os e provocando o aquecimento global, ou seja, a elevação média da temperatura na Terra que acabariam derretendo entre outras coisas o sorvete da menina. Segundo a historinha, para resolver o problema as autoridades mandariam trazer icebergs dos pólos para esfriar os oceanos e assim o problema seria resolvido. Antes que a menina pudesse fazer uma pergunta, o homem engravatado dá o assunto por encerrado e o desenho termina.
O filme mostra também imagens das calotas polares do Ártico e da plataforma de gelo da Antártica derretendo, as neves do Kilimanjaro, dos Alpes Suiços e no Himalaia sumindo, a Groenlândia se esvaindo no mar e a poluição causada por gases tóxicos na atmosfera, especialmente a emissão de dióxido de carbono. Uma animação mostra como os oceanos podem subir, inundando cidades inteiras, como Xangai, Calcutá e boa parte de Nova York, de Bangladesh e dos Países Baixos, gerando uma população incalculável de refugiados. Desde a década de 70 que os furacões do Atlântico e do Pacífico aumentaram de intensidade em 50%. São exemplos destes furacões o Katrina e o Rita.
O filme também condena a decisão dos Estados Unidos e da Austrália de não assinar o protocolo de Kyoto e a tentativa, por parte de lobbies de interesses políticos e econômicos de calar e constranger cientistas quando estes chegam a conclusões que podem causar alarde na população.
Bastidores: Vencedor de dois Oscars em 2007: Melhor Documentário em Longa Metragem e Melhor Canção Original (I Need to Wake Up)

Nenhum comentário:

Postar um comentário