terça-feira, 26 de maio de 2015

Tinariwen - Tenalle Chegret

Tinariwen é uma banda berbere nômade que já participou de festivais mundialmente conhecidos como Glastonbury e o Coachella, e não é a toa já que possuem como fãs artistas de renome, como Bob Dylan, a banda Coldplay e Carlos Santana. Esse grupo de músicos do Tuareg são da região do norte do Saara e acabaram vencendo um Grammy de melhor disco de world music (música mundial) em 2012. Foram a primeira banda norte africana a vencer esse prêmio.
Tinariwen não é uma banda recente, eles produzem música desde 1979, qundo Ibrahin Ag Alhabib criou sua primeira guitarra com um pedaço de lata, uma vara e um freio de bicicleta. A história do músico não é nada fácil, Ibrahin viu seu pai ser assassinado em uma revolta de Mali em 1963, seu pai era um rebelde Tuareg. Então Ibrahin acabou crescendo em campos de refugiados no deserto da Algéria. Foi vendo as crueldades do deserto que ele encontrou seus parceiros, também exilados de suas casas. Em um desses campos Ibrahim ganhou sua primeira guitarra de verdade e então passou a compor sobre o sofrimento dos nômades do Saara.
Assim nasceu Tinariwen, palavra originada de ténéré(deserto). Em termos Tuareg, o Saara não é apenas um deserto, mas muitos, por isso Tinariwen. Durante a década de 80, o ditador da Líbia, Muammar al-Gaddafi, declarou que todos os nômades vivendo ilegalmente, iriam receber treinamento militar e a banda teve que atender o chamado, mas só voltaram mais frustados, tornaram-se então revolucionários contra o governo de Mali que os exilou por tanto tempo. Durante todo esse cenário, a Tinariwen gravava suas músicas para qualquer um que oferecesse um fica cassete virgem.
Já no novo milênio, a banda conseguiu adentrar uma carreira internacional, após chamar a atenção de um experiente agente da música francesa. A formação da banda geralmente muda de acordo com as turnês, mas todos são músicos Tuareg. Alguns dos seus álbum foram gravados ao ar livre, no meio do deserto do Saara e até quando foram gravar nos EUA optaram por ficar no deserto de Mojave, já que a música deles é uma representação do deserto. As influências dos músicos são diversas, como Led Zeppelin, Jimi Hendrix e Bob Marley, e claro a música tradicional da cultura deles. Com ritmos incessantes nas percussões, como tempestades no deserto, a música de Tinariwen conta sempre com guitarras hipnotizantes em suas trabalhadas canções.
TINARIWEN - ISLEGH TAGHRAM TIFHAMAM .
Tinariwen - Imidiwan Ahi Sigdim
Tinariwen - Toumast Tincha

Nenhum comentário:

Postar um comentário