sábado, 30 de abril de 2016

Súplica Cearense

"Súplica Cearense" é uma canção do cantor e radialista e humorista e artista de circo baiano Waldeck Artur de Macedo, mais conhecido como Gordurinha, em parceria com o compositor Nelinho, lançada em 1960 e gravada pelo próprio Gordurinha.
A canção ficou conhecida pela gravação original em 1960 , chegando a vender naquela época sem internet 400 mil cópias.
A música foi composta em um programa de tv que arrecadava dinheiro para ajudar a população do nordeste, o qual acabava de sofrer uma enchente que destruíra os lares.
Gordurinha e Nelinho, com seus talentos unidos, fizeram a música no camarim e apresentaram ao vivo.
Posteriormente a canção foi regravada por artistas como Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Fagner, Casuarina, Falamansa em homenagem ao rei do baião no "Tributo aos 100 anos de Luiz Gonzaga" e pelo O Rappa no álbum Sete Vezes (2009), com enorme sucesso, com uma conotação sócio-política.

Luiz Gonzaga

Oh! Deus
Perdoe esse pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva
Cair sem parar

Oh! Deus
Será que o senhor se zangou
E é só por isso que o sol se arretirou
Fazendo cair toda chuva que há

Oh! Senhor
Pedi pro sol se esconder um tiquinho
Pedi pra chover
Mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta
Uma planta no chão

Oh! Meu Deus
Se eu não rezei direito
o Senhor me perdõe
eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer a oração

Meu Deus
Perdoe encher meus olhos de água
E ter-lhe pedido cheio de mágoa
Pro sol inclemente
Se arretirar

Desculpe, pedir a toda hora
Pra chegar o inverno e agora
desculpe eu pedir pra acabar com o inferno
que sempre queimou o meu pobre Ceará

Oh! Senhor
Pedi pro sol se esconder um pouquinho
Pedi pra chover
Mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão
Planta no chão

Elba Ramalho
Fagner
Casuarina
Luiz Gonzaga e Fagner

Violência demais
Chuva não tem mais
Roubo demais
Política demais
Tristeza demais
O interesse tem demais!

Violência demais
Fome demais
Falta demais
Promessa demais
Seca demais
Chuva não tem mais!

Lá no céu demais
Chuva tem
Tem, tem, não tem
E quando tem
É demais

Pobreza demais
Como tem demais (Falta demais)
É demais
Chuva não tem mais
Seca demais
Roubo demais
Povo sofre demais
Oh! demais

Oh! Deus
Oh! Deus
Só se tiver Deus
Oh! Deus
Oh! fome
Oh! interesse demais
Falta demais

Falamansa
O Rappa
Post Relacionado: O Rappa
O Rappa - Minha Alma - A Feira - O Pescador de Ilusões - Uma Vida Só - Auto-Reverse
Luiz Gonzaga - Asa Branca - Qui Nem Jiló - Assum Preto - Riacho do Navio
Fagner - Jura Secreta

Nenhum comentário:

Postar um comentário