Tema Oficial da Tocha Olímpica
Participação de: Luan Estilizado, Bruno Cardoso (Sorriso Maroto), Roberta Sá, Marcelo Jeneci, César Menotti & Fabiano, Koringa, Alexandre De Faria , Bruno Boncini (Malta).
Autores: Luiz Gonzaga / Hervé Cordovil
O GÂNGSTER
(American Gangster, EUA, 2007)
Direção: Ridley Scott Elenco: Denzel Washington, Russell Crowe, Chiwetel Ejiofor, Carla Gugino, Cuba Gooding Jr., Josh Brolin. Sinopse: Frank Lucas era o chofer e guarda-costas de Bumpsy Johnson, um chefão do tráfico de drogas conhecido como o "Robin Hood do Harlem", querido por toda a comunidade e que morreu em 1968 de ataque cardíaco numa loja de departamentos.
Bumpsy estava explicando para Lucas que os tempos mudaram e atualmente ninguém quer mais saber de "intermediários". Todo mundo quer comprar diretamente do fabricante, e as lojas de um modo geral cresceram e se despersonalizaram.
Poucos anos depois Frank Lucas ouve no rádio que em torno de 1/3 das tropas de soldados norte-americanos no Vietnã estavam viciados em algum tipo de droga - ópio, cocaína ou maconha - devido à facilidade de se encontrar a "mercadoria" naquele lugar e à excelente qualidade do produto. Lucas decide ir até o Vietnã, em plena guerra, atrás de matéria-prima para vender a heróina mais pura e barata encontrada no mercado norte-americano, a "blue magic", concorrendo diretamente com a máfia italiana e tendo sua sede no violento bairro do Harlem, Nova York.
O policial Richie Roberts (Russell Crowe), cuja honestidade virou motivo de piada dentro do departamento de polícia ao devolver US$ 1 milhão de dólares encontrados no porta-malas de um carro, comanda uma força tarefa federal para levar Lucas à justiça.
Coração Louco
(Crazy Heart, EUA, 2009)
Direção e Roteiro: Scott Cooper Elenco: Jeff Bridges (Bad Blake), Maggie Gyllenhaal (Jean Craddock), James Keane (Agente), Anna Felix, Paul Herman Sinopse: Bad Blake é um cantor de música country acabado por uma vida dura, que teve casamentos demais, anos demais na estrada e drinks demais. Ele leva uma vida cheia de pequenos shows baratos que realiza em cidades do interior para um público que ainda o reconhece. Apesar de seu agente insistir para que ele reate com seu antigo pupilo - e atual astro - Tommy Sweet, Blake não abre mão de suas convicções e recusa o "favor". Quando Bad Blake conhece Jean Craddock, mãe solteira de Buddy e jornalista novata, por quem se apaixona durante uma entrevista, ele mergulha de cabeça na relação, assumindo os riscos que esse amor pode trazer. Bastidores: - Melhor Utilização de Música em Filme do Boston Society of Film Critics Awards
- Indicado a Melhor Ator (Jeff Bridges) do Screen Actors Guild.
- Indicado a Melhor Ator (Jeff Bridges) e Melhor Diretor Revelação (Scott Cooper) do 22nd Chicago Film Critics Awards
- Indicado a Melhor Ator (Jeff Bridges) do New York Film Critics Online Awards
- Melhor Ator - Drama (Jeff Bridges) e Melhor Canção (The Weary Kind, de Ryan Bingham, T Bone Burnett) do Globo de Ouro
- Melhor Ator - Drama (Jeff Bridges) e Melhor Canção ("The Weary Kind", de Ryan Bingham, T Bone Burnett) do 15º Critics Choice Movie Awards
- Melhor Ator (Jeff Bridges) e Melhor Trilha Sonora (T-Bone Burnett e Stephen Bruton) do Los Angeles Film Critics Awards
- Indicado a Melhor Primeiro Filme (Scott Cooper), Melhor Primeiro Roteiro (Scott Cooper) e Melhor Ator (Jeff Bridges) do 25º Independent Spirit Awards
- Indicado a Melhor Ator - Drama (Jeff Bridges) e Melhor Canção ("The Weary Kind", de Ryan Bingham, T Bone Burnett) do Satellite Awards.
Eu Sou a Lenda
(I am Legend, EUA, 2007)
Ficção Científica - 101 min.
Direção: Francis Lawrence Elenco: Will Smith, Salli Richardson, Paradox Pollack, Alice Braga, Charlie Tahan. Sinopse: A história se baseia no livro homônimo de Richard Matheson. Robert Neville (Will Smith) é um brilhante cientista que não foi capaz de conter um terrível vírus incurável fabricado pelo homem, que transforma pessoas em mutantes. Porém, de alguma forma, Neville é imune ao vírus. Por isso, é também o último humano sobrevivente no que restou de Nova York e, talvez, do mundo. Por três longos anos ele tem enviado desesperadas mensagens de rádio em busca de possíveis sobreviventes. O que ele não sabe é que não está sozinho.
Estreou nos cinemas no dia 18.01.08 Tagline: "Welcome to earth. Population 1."
6. Goodbye, Sam
As Vantagens de Ser Invisível
(The Perks of Being a Wallflower, EUA, 2012)
Direção: Stephen Chbosky
Elenco: Logan Lerman, Emma Watson, Paul Rudd, Nina Dobrev, Ezra Miller, Mae Whitman, Nicholas Braun e Johnny Simmons .
Sinopse: "Charlie" Kelmeckis é o narrador adolescente do romance, que está prestes a começar seu primeiro ano do ensino secundário. Serão 1385 dias até concluir o colégio. O livro em que o filme se baseia (escrito por Stephen Chbosky) é apresentado por meio de cartas que Charlie escreve para uma pessoa anônima, que ele não conhece.
Charlie começa seu ano de calouro apreensivo devido à morte de seu único bom amigo Michael, que cometeu suicídio alguns meses antes. Ele não sente que pode confiar em seus pais ou irmãos mais velhos para apoiá-lo, porque eles nunca o compreenderam verdadeiramente. Ele também explica que o único parente de quem já se sentiu perto foi sua tia Helen(amada), mas ela foi morta em um acidente de carro anos atrás.
Charlie fica bem solitário nos primeiros dias de aula mas faz amizade com dois alunos mais velhos: Patrick, que está na turma de marcenaria dele e Sam, sua meio-irmã. Ele logo desenvolve fortes sentimentos pela garota. Os dois apresentam a ele muitas experiências novas e também a um grupo de amigos veteranos desajustados.
01- Lágrimas Negras
02- Maracatu Atômico
03- Cinco Bombas Atômicas
04- Manjar de Reis
05- O Relógio Quebrou
06- Todo Errado
07- O Rouxinol
08- Morre-se Assim
09- Ressurreições
10- O Vampiro
11- Herói das Estrelas
12- Estilhaços da Paixão
13- Encantador de Serpentes
trailer
Jorge Mautner – O filho do holocausto
(Brasil, 2013)
Direção: Pedro Bial e Heitor D’Alincourt Sinopse: Filho de refugiados judeus austríacos, Anna Illich e Paul Mautner, Jorge Mautner nasceu no Rio, em 1941, sob a marca da mescla de influências, culturas e religiões. Com a primeira babá, Lúcia, foi apresentado ainda criança ao candomblé. Quando os pais se separam, a mãe se une ao violinista Henri Müller, com quem Jorge aprendeu a tocar o instrumento.
Com 18 anos, concluiu o livro "Deus da chuva e da morte", que iria ganhar o Prêmio Jabuti de 1962. Jorge Mautner, proto-tropicalista, proto-tudo, ganha sua melhor explicação neste filme que, a partir de um retrato do artista quando jovem, contempla toda a complexidade deste que, além de músico, poeta e pop-star, é o mais importante filósofo de sua geração.
Preso pela ditadura de 1964, refugia-se na Europa, conhecendo Caetano Veloso e Gilberto Gil em Londres, o que marca uma definitiva aproximação ao núcleo tropicalista.
Com a participação de entrevistados que são "fonte primária" de trajetória ímpar de Jorge, o filme conta com a melhor banda que já acompanhou o artista: o eterno parceiro Nelson Jacobina, mais Domenico Lancelotti, Pedro Sá, Kassin e Berna. Passeamos por uma obra que só se agiganta com o passar das décadas. Maldito por tantas gerações, a contemporaneidade afinal se reconcilia com Mautner.
De volta ao Brasil, Mautner continua sua trajetória paralela na literatura e na composição de canções como “Maracatu Atômico”, “Lágrimas Negras” e “Eu Não Peço Desculpas”.
Zumbilândia
(Zombieland, EUA, 2009)
Direção: Ruben Fleischer
Elenco: Emma Stone (Wichita), Woody Harrelson (Tallahassee), Jesse Eisenberg (Columbus), Abigail Breslin (Little Rock), Bill Murray, Amber Heard
Sinopse: Depois de uma série de epidemias humanas e animais, a América foi realmente devastada com uma epidemia do zumbi louco derivada da epidemia da vaca louca que transformou tudo num grande caos pós-apocaliptico.
O estudante Columbus resolve procurar seus pais no meio do caos. No caminho para Ohio ele cria suas próprias regras de sobrevivência e acaba se envolvendo com o valentão Tallahassee, e com as irmãs trambiqueiras Wichita e Little Rock, também sobreviventes no mundo infestado por zumbis.
Buscando esperança nos parques de diversão e nas mansões da Califórnia, os quatro partem numa cruzada cheia de aventuras, humor e terror constante.
Regras de Sobrevivência:
#1: "Cardio" (Cuide de seu Condicionamento Físico)
#2: "Double tap" (Atire Duas Vezes)
#3: "Beware of bathrooms" (Cuidado com Banheiros)
#4: "Wear seatbelts" (Use o Cinto de Segurança)
"Cast iron skillet"
#7: "Travel light" (Pouca Bagagem)
"Bounty paper towels"
"Bowling Ball"
#17: "(Don't) be a hero" (Não Banque o Herói) ... mas às vezes banque.
"Limber up"
#22: "When in doubt, know your way out" (Melhor Prevenir Sabendo por Onde Sair)
"The buddy system"
#31: "Check the back seat" (Olhe o Banco de Trás)
#32: "Enjoy the little things" (Dar Valor às Pequenas Coisas)
"Swiss army knife"
Bastidores: Foi escolhido o Melhor Filme de Horror e Melhor Participação Especial (Bill Murray) no Scream Awards 2010 (16/10/10)
Arraste-Me Para o Inferno
(Drag Me to Hell, EUA, 2009)
Direção: Sam Raimi Roteiro: Sam Raimi,Ivan Raimi. Elenco: Alison Lohman (Christine Brown), Justin Long (Clay Dalton), David Paymer (Jim Jacks), Adriana Barraza (Shaun San Dena), Lorna Raver (Sylvia Ganush), Dileep Rao (Rham Jas), Reggie Lee (Stu Rubin) Sinopse: Pasadena, Califórnia, 1969. Um casal de mexicanos leva até a médium Shaun San Dena seu filho que está sofrendo de alucinações desde que roubou um colar de prata de alguns ciganos. O jovem, vítima da maldição de Lâmia, é literalmente arrastado para o inferno.
Anos depois, Christine Brown é uma jovem e ambiciosa analista de crédito de Los Angeles que namora o professor de psicologia Clay Dalton, colecionador de moedas. Christine está de olho na vaga de assistente da gerência do banco em que trabalha e sabe que precisa demonstrar poder de decisão para conseguir a vaga.
É quando a Sra. Sylvia Ganush vai ao banco implorar pela quarta prorrogação de sua hipoteca. Christine fica em dúvida sobre o que fazer: ceder aos apelos da senhora ou negar o pedido dela, o que causaria boa impressão ao chefe Jim Jacks. A jovem escolhe a segunda opção e despeja Sra. Ganush de sua casa. Como retaliação, a Sra. Ganush resolve "apavorar" e joga em Christine a terrível maldição Lâmia, transformando a vida da garota.
Para livrar-se da maldição, Christine recorre ao vidente Rham Jas, que tenta ajudá-la mas sabe que precisará lidar com forças sobrenaturais poderosíssimas.
McKenzie and Tiffany Stubbert - David Bowie’s “Let’s Dance.
Time Lapse End Credits
Os Boxtrolls
(The Boxtrolls, EUA, 2014)
Animação
Direção: Graham Annable, Anthony Stacchi Sinopse: Os Boxtrolls é uma fábula que se desenrola em Pontequeijo, uma elegante cidade vitoriana obcecada por riqueza, classe e os mais fedidos queijos finos. Abaixo das charmosas ruas de paralelepípedo vivem os Boxtrolls, terríveis monstros que saem dos esgotos à noite e roubam o que a cidade tem de mais precioso: suas crianças e seus queijos. Pelo menos, esta é a lenda que os moradores sempre acreditaram.
Na verdade, os Boxtrolls são uma comunidade subterrânea de adoráveis criaturas que vestem caixas de papelão recicladas do mesmo jeito que tartarugas usam seus cascos. Os Boxtrolls criaram um garotinho órfão, OVO, desde sua infância como um dos seus próprios catadores de lixo e mergulhadores de entulho.
Quando os Boxtrolls se tornam alvo do terrível exterminador de pestes ARQUIBALDO SURRUPIÃO, que está dedicado a erradicá-los para entrar na alta sociedade de Pontequeijo, o bondoso grupo de latoeiros precisa da ajuda do seu filho adotivo e da aventureira menina rica WINNIE para ligar dois mundos em meio aos ventos da mudança – e do queijo.
Animação baseada no livro infantil "Here Be Monsters", de Alan Snow. http://www.osboxtrolls.com.br/
Beto Guedes - O Sal da Terra (composição Beto Guedes e Ronaldo Bastos)
Beto Guedes - Lumiar
Toninho Horta & Lô Borges - Manuel, o Audaz
Flávio Venturini - Noites com sol
Beto Guedes - Sol de Primavera(composição Beto Guedes e Ronaldo Bastos)
Flávio Venturini - Espanhola (composição Flávio Venturini e Guarabyra)
Beto Guedes - Amor de Índio (composição Beto Guedes e Ronaldo Bastos)
Beto Guedes - Feira Moderna (composição Beto Guedes, Lô Borges e Fernando Brant)
Tua cor é o que eles olham, velha chaga
Teu sorriso é o que eles temem, medo, medo...
Feira moderna, o convite sensual!
Oh! telefonista, a palavra já morreu
Meu coração é novo.... Meu coração é novo!
E eu nem li o jornal
Nessa caverna, o convite é sempre igual
Oh! telefonista, se a distância já morreu
Indepedência ou morte!
Descansa em berço forte
A paz na terra, amém.
Som Imaginário - Feira Moderna (composição Beto Guedes, Lô Borges e Fernando Brant)
Som Imaginário foi uma banda brasileira formada no princípio da década de 70. Criada primeiramente para acompanhar o cantor Milton Nascimento no show "Milton Nascimento, ah, e o Som Imaginário". Contou com a participação de Zé Rodrix (Sá, Rodrix e Guarabyra) e de Wagner Tiso antes de sua bem-sucedida carreira solo. O Frederyko (ou Fredera), que também é pintor, escultor e jornalista, era o guitarrista solo desta banda, um dos maiores guitarristas brasileiros e que hoje reside na cidade de Alfenas no sul de Minas Gerais.
O grupo passou por várias mudanças de formação e lançou no total três discos. Matança do Porco, provavelmente o mais progressivo, contou com os vocais de Milton Nascimento. Além deste artista, o Som Imaginário acompanhou em shows e gravações MPB-4, Taiguara, Marcos Valle, Gal Costa, Odair José, Carlinhos Vergueiro, Sueli Costa e Simone, dentre outros.
Superman IV - Em Busca da Paz
(Superman IV: The Quest For Peace, EUA, 1987)
Direção: Sidney J. Furie
Elenco: Christopher Reeve (Clark Kent / Superman), Gene Hackman (Lex Luthor), Jackie Cooper (Perry White), Marc McClure (Jimmy Olsen),Jon Cryer (Lenny), Sam Wanamaker (David Warfield), Mark Pillow (Homem-Solar), Mariel Hemingway (Lacy Warfield), Margot Kidder (Lois Lane), Damien McLawhorn (Jeremy), William Hootkins (Harry Howler), Jim Broadbent (Jean Pierre Dubois), Stanley Lebor (General Romoff), Robert Beatty (Presidente americano), Sinopse: Lex Luthor (Gene Hackman) fabrica um homem (Mark Pillow) com a mesma estrutura molecular de Superman (Christopher Reeve), portanto, com os mesmos poderes. A criatura está programada para destruir o Homem de Aço e, quando o duelo tem início, o confronto se torna uma grande ameaça à paz mundial. Bastidores: Recebeu 2 indicações ao Framboesa de Ouro: Pior Atriz Coadjuvante (Mariel Hemingway) e Piores Efeitos Especiais.
Amor a Toda Prova
(Crazy Stupid Love, EUA, 2011)
Direção: Glenn Ficarra, John Requa
Elenco: Emma Stone, Kevin Bacon, Ryan Gosling, Steve Carrell, Juliane Moore, Marisa Tomei, Crystal Reed, Joey King
Sinopse O quarentão Cal Weaver (Steve Carell) tem a vida dos sonhos: bom emprego, boas condições de vida, é casado com seu amor da adolescência, filhos bem comportados... Mas essa vida perfeita desaba depois da descoberta de que Emily (Julianne Moore), sua esposa, está tendo um caso e quer divórcio. Desamparado, Cal conhece Jacob Palmer (Ryan Gosling), um cara que vai ensiná-lo a ter estilo, beber e paquerar mulheres.
Fight Scene
Bill & Ted 2: Dois Loucos no Tempo
(Bill & Ted's Bogus Journey, EUA, 1991)
Direção: Peter Hewitt Elenco: Keanu Reeves, Alex Winter, William Sadler, Joss Ackland, Pam Grier, George Carlin Sinopse: San Dimas, Califórnia, ano 2.425 - um ambicioso gênio do mal, decide fundar uma nova ordem. Para isso, ele envia ao passado as réplicas robotizadas e más de Bill e Ted com a missão de matá-los e assumirem suas vidas para que a dupla não tenha influência no futuro. De volta ao século XX (20), os robôs conseguem facilmente cumprir sua missão. Agora, no outro mundo, Bill e Ted terão de jogar com a morte para conseguirem retornar ao mundo dos vivos.
Influenciados pelo som dos Beatles, apaixonados pelo rock progressivo e vivendo no ambiente das Minas Gerais exatamente na época de um movimento musical importante, como foi o Clube da Esquina, a banda mineira 14 BIS surgiu entre o final dos anos 70 e o início dos 80, formada por Flávio Venturini (teclado e vocal), Cláudio Venturini (guitarra e vocal), Hely Rodrigues (bateria e vocal), Vermelho (teclado e vocal) e Sérgio Magrão (baixo e vocal).
Seu trabalho de estreia (14 BIS - 1979) foi produzido por (e com o aval de) Milton Nascimento e a banda foi contratada pela multinacional EMI Odeon para gravar o 14 BIS I, disco que rapidamente galgou as paradas com canções como "Natural" e "Canção da América", esta uma inédita de Milton Nascimento e Fernando Brant. As canções melódicas, originais, com vocais apuradíssimos e a interessante mistura de rock progressivo com a música regional repercutiram não só entre o público, mas também junto à crítica, que recebeu favoravelmente o trabalho. A diversidade musical do 14 BIS é muito grande.
A cor do som - Abrir a porta
A cor do som - Zanzibar
A Cor do Som é um grupo brasileiro que se criou a partir do séquito dos músicos que acompanhavam Moraes Moreira após a sua saída dos Novos Baianos. Originalmente esse era o nome da banda instrumental que acompanhava os Novos Baianos, título sugerido por Caetano Veloso. A banda surgiu em meados de 1977, formada por músicos experientes no cenário nacional. Experimentando novos padrões de som, valeu-se das vivências anteriores com Moraes Moreira, Pepeu Gomes, entre outros, sendo considerado um movimento pós-tropicalista. Em seu primeiro disco homônimo (WEA 1977), tinha como integrantes Dadi Carvalho (ex-Novos baianos e Jorge Ben) no baixo, seu irmão Mú Carvalho (ex-A Banda do Zé Pretinho) nos teclados, Gustavo Schroeter (ex-A Bolha) na bateria e Armandinho Macêdo (Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar) na guitarra, bandolim e guitarra baiana. A partir do segundo disco "Ao Vivo Em Montreux", o percussionista (e colega de Armandinho na sua outra banda) Ary Dias passa a fazer parte do grupo.
Misturando rock, ritmos regionais e música clássica, foram convidados por Claude Nobs a participar do Montreux Jazz Festival, na Suíça, tornando-se o primeiro grupo musical brasileiro a participar do evento. A apresentação contou com material quase todo inédito e rendeu um disco ao vivo. A partir do terceiro trabalho, "Frutificar", passam a executar músicas cantadas a pedido da gravadora, o que os eleva a novos níveis de popularidade.
Após o disco "Mudança de estação", de 1981, Armandinho deixa o grupo para seguir com seu projeto anterior e alçar novos rumos em carreira solo. É então substituido por Victor Biglione, que grava "Magia Tropical", de 1982 e "As Quatro Fases do Amor", de 1983. Em 1984 lançam novamente um disco todo instrumental, intitulado "Intuição", já sem Victor Biglione mas com participações de Egberto Gismonti, Tulio Mourão e Perinho Santana. No ano seguinte, com Perinho nas guitarras, lançam "Som da Cor". Em 1987, nova mudança. Saem Perinho Santana e Gustavo Schroeter e entram Jorginho Gomes (ex-Novos Baianos) na bateria e Didi (também experiente, tendo tocado com seu irmão Pepeu Gomes e outros) no baixo, levando Dadi a assumir as guitarras. Em 1996, o grupo reune-se com a formação original para gravar o disco "A Cor do Som Ao Vivo no Circo", registrado no Circo Voador, no Rio de Janeiro. Recebem naquele ano o prêmio Sharp de melhor grupo instrumental.
Em 2005, com a formação original, o grupo apresentou-se no Canecão, no Rio de Janeiro. O show contou com a participação especial de Caetano Veloso, Daniela Mercury, Moraes Moreira, Davi Moraes e o Coral dos Canarinhos de Petrópolis, além dos músicos Nicolas Krassic (violinno), Nivaldo Ornelas (sax soprano), Marcos Nimrichter (acordeom e teclados), Jorge Helder (baixo acústico, violão e baixolão), Jorginho Gomes (bateria e percussão), Marco Túlio (flauta), Francisco Gonçalves (oboé), Bernardo Bessler (violino), Marie Cristine (viola) e Marcio Mallard (cello).
O espetáculo gerou o CD e DVD "A Cor do Som Acústico", lançado no mesmo ano com produção musical de Sérgio de Carvalho. Em 2006, são contemplado com o prêmio Tim de Melhor Grupo, na categoria Canção Popular, por este disco. A banda segue fazendo apresentações esporádicas.
(EUA, 2008)
Direção: Matt Reeves Elenco: Michael Stahl-David, Lizzy Kaplan, Mike Vogel, Odet Jasmin Sinopse: Rob Hawkins (Michael Stahl-David) mora em Nova York e está prestes a se mudar para o Japão. Ele reúne os amigos em uma festa de despedida, na qual pretende revelar sentimentos mal-resolvidos. Entretanto um forte solavanco assusta os convidados. Todos buscam notícias sobre o ocorrido na TV, que diz que a cidade sofreu um terremoto. Ao chegar ao terraço para ver os estragos o grupo nota uma bola de fogo gigante, seguida pela queda de luz na cidade. O pânico toma conta de todos, o que aumenta ainda mais quando eles enfim conseguem chegar à rua.
O Paciente Inglês
(The English Patient, Inglaterra, 1996)
Direção: Anthony Minghella
Roteiro de Anthony Minghella, baseado em livro de Michael Ondaatje. Elenco: Ralph Fiennes , Kristin Scott Thomas , Juliette Binoche , Willem Dafoe , Naveen Andrews, Colin Firth
Sinopse: No final da Segunda Guerra Mundial, um desconhecido (Ralph Fiennes) que teve queimaduras generalizadas quando seu avião foi abatido e é conhecido apenas como o paciente inglês acaba recebendo os cuidados de uma enfermeira canadense (Juliette Binoche). Gradativamente ele começa a narrar o grande envolvimento que teve com a mulher (Kristin Scott Thomas) do seu melhor amigo (Colin Firth) e de como este amor foi fortemente correspondido. Mas da mesma forma que determinadas lembranças lhe surgem na mente, outros detalhes parecem não vir a lembrança, como se ele quisesse que tais fatos continuassem enterrados e esquecidos.
Bastidores: Vencedor de 9 Oscars: Melhor Filme (Saul Zaentz, produtor), Melhor Direção (Anthony Minghella), Melhor Atriz Coadjuvante (Juliette Binoche), Melhor Cinematorafia (John Seale), Melhor Música Original - Drama (Gabriel Yared), Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem (Walter Murch) e Melhor Som
da trilha sonora indicada ao Oscar do filme Chocolate
Chocolate
(Chocolat, Inglaterra/EUA, 2000)
Direção: Lasse Hallström Elenco: Juliette Binoche, Johnny Depp, Alfred Molina, Carrie-Anne Moss, Aurelien Parent Koenig, Antonio Gil, Hélène Cardona, Harrison Pratt, Gaelan Connell, Elisabeth Commelin, Ron Cook, Guillaume Tardieu, Hugh O’Conor, John Wood, Lena Olin. Sinopse: Na França, Vianne, uma jovem mãe solteira e sua filha resolvem se mudar para uma tranquila vila rural. Elas não imaginavam o impacto que iriam causar na antiquada comunidade. A atraente Vianne abre uma loja de chocolates, repleta de confeitos de dar água na boca. Sua misteriosa e quase mágica habilidade em perceber os desejos pessoais de cada freguês e satisfazê-los perfeitamente com a receita certa, faz com que os moradores se entreguem às tentações. Mas tudo muda quando um forasteiro, o atraente Roux, chega à vila. Agora ela também reconhece e se rende a seus desejos. Quando algumas pessoas se manifestam contra aqueles que descobriram o doce sabor do prazer, preferindo manter os rituais do passado, está armado um conflito. Seria possível seguir adiante naquela vila?
Bastidores: Indicada aos Oscars de Melhor Filme (David Brown, Kit Golden e Leslie Holleran, produtores), Melhor Atriz (Juliette Binoche), Melhor Atriz Coadjuvante (Judi Dench), Melhor Roteiro Adaptado (Robert Nelson Jacobs ) e Melhor Trilha Sonora (Rachel Portman).