domingo, 19 de junho de 2016

Jorge Mautner - O Filho do Holocausto

trilha
01- Lágrimas Negras
02- Maracatu Atômico
03- Cinco Bombas Atômicas
04- Manjar de Reis
05- O Relógio Quebrou
06- Todo Errado
07- O Rouxinol
08- Morre-se Assim
09- Ressurreições
10- O Vampiro
11- Herói das Estrelas
12- Estilhaços da Paixão
13- Encantador de Serpentes

trailer
Jorge Mautner – O filho do holocausto
(Brasil, 2013)
Direção: Pedro Bial e Heitor D’Alincourt 
Sinopse: Filho de refugiados judeus austríacos, Anna Illich e Paul Mautner, Jorge Mautner nasceu no Rio, em 1941, sob a marca da mescla de influências, culturas e religiões. Com a primeira babá, Lúcia, foi apresentado ainda criança ao candomblé. Quando os pais se separam, a mãe se une ao violinista Henri Müller, com quem Jorge aprendeu a tocar o instrumento.
Com 18 anos, concluiu o livro "Deus da chuva e da morte", que iria ganhar o Prêmio Jabuti de 1962. Jorge Mautner, proto-tropicalista, proto-tudo, ganha sua melhor explicação neste filme que, a partir de um retrato do artista quando jovem, contempla toda a complexidade deste que, além de músico, poeta e pop-star, é o mais importante filósofo de sua geração.
Preso pela ditadura de 1964, refugia-se na Europa, conhecendo Caetano Veloso e Gilberto Gil em Londres, o que marca uma definitiva aproximação ao núcleo tropicalista.
Com a participação de entrevistados que são "fonte primária" de trajetória ímpar de Jorge, o filme conta com a melhor banda que já acompanhou o artista: o eterno parceiro Nelson Jacobina, mais Domenico Lancelotti, Pedro Sá, Kassin e Berna. Passeamos por uma obra que só se agiganta com o passar das décadas. Maldito por tantas gerações, a contemporaneidade afinal se reconcilia com Mautner.  De volta ao Brasil, Mautner continua sua trajetória paralela na literatura e na composição de canções como “Maracatu Atômico”, “Lágrimas Negras” e “Eu Não Peço Desculpas”.

Notas da Critica:

Diego Benevides, do site Cinema com Rapadura: 9/10
http://cinemacomrapadura.com.br/criticas/289695/jorge-mautner-o-filho-do-holocausto-2012-cultura-musica-e-historia/
Daniel Dalpizzolo, do site Cineplayers: 5,5/10
http://www.cineplayers.com/critica.php?id=2434
Neusa Barbosa, do site Cineweb: 3/5
http://cineweb.com.br/filmes/filme.php?id_filme=3954

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário