domingo, 11 de outubro de 2015

Lawrence of Arabia

1. A Funny Sense of Fun
2. Ali's Well
3. The Nefud Desert
4. Nothing is Written
5. Attack on Aqaba
6. Come On Men!
7. A Prophet's Shadow
8. No Prisoners
Lawrence da Arabia
(Lawrence of Arabia, Reino Unido, 1962) [HD]
Drama - 242'
Direção: David Lean
Elenco
: Peter O'Toole, Claude Rains, Alec Guiness, Omar Sharif, Anthony Quayle, Jack Hawkins, José Ferrer
Sinopse: Quando pilotava sua motocicleta perto de Londres,o arqueólogo, militar, cartógrafo e escritor Thomas Edward Lawrence (1888-1935) (Peter O'Toole) morre em um acidente e, em seu funeral na Catedral de St. Paul, é lembrado de várias formas. Deste momento em diante, em flashback, conhecemos a história de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a 1ª Guerra Mundial, chama a atenção por seu conhecimento da cultura árabe e paixão pelo deserto e, insatisfeito em colorir mapas, aceita uma missão do chefe do escritório árabe (Claude Rains) como observador na atual Arábia Saudita para ser o emissário junto ao Príncipe Faissal (Alec Guiness) , numa tentativa de abrandar os conflitos entre as tribos àrabes. No caminho, encontra Sherif Ali (Omar Sharif), com quem se alia para promover a união das tribos árabes contra os turcos. Ao mesmo tempo em que consegue grandes vitórias dos exércitos de beduínos, entra em confronto com seus superiores, principalmente o coronel Harry Brighton (Anthony Quayle) e o general Allenby (Jack Hawkins).
Bastidores: Em 1963, ganhou 7 Oscars: Melhor Filme (Sam Spiegel, produtor), Melhor Diretor (David Lean), Melhor Edição, Melhor Direção de Arte - A Cores, Melhor Fotografia - A Cores, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora (Maurice Jarre). Recebeu ainda outras 3 indicações, nas categorias de Melhor Ator (Peter O'Toole), Melhor Ator Coadjuvante (Omar Sharif) e Melhor Roteiro Adaptado (Robert Bolt e Michael Wilson, baseado no livro Os Sete Pilares da Sabedoria, de Thomas Edward Lawrence).
Inicialmente, o diretor David Lean havia tentado Marlon Brando, Anthony Perkins e Albert Finney para o papel de T.E. Lawrence. Apenas após a intervenção de Katharine Hepburn junto ao produtor Sam Spiegel é que Peter O'Toole foi contratado para o papel. Durante todo o filme, não há um único papel feminino com falas. Enquanto preparavam o material para rodar as cenas da sabotagem do trem, todas elas rodadas em locações, a equipe do diretor David Lean terminou encontrando destroços da sabotagem verdadeira, realizada por T.E. Lawrence. Em 1989, uma nova versão de Lawrence da Arábia, totalmente restaurada e incluindo cenas de bastidores e tomadas alternativas, foi realizada por Robert A. Harris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário