sábado, 10 de outubro de 2015

The Departed

1. Elevator Scene
2. Final Scene!
Dropkick Murphys - I'm Shipping Up To Boston
Os Infiltrados
(The Departed, EUA, 2006)
Policial/ Suspense.
Direção: Martin Scorsese.
Roteiro
(http://php.warnerbros.com/movies/warnerbros2006/departedfinal.pdf) de William Monaham baseado em roteiro de Siu Fai Mak e Felix Chong para o filme Conflitos Internos (Miu Gaan Diy) produzido em 2002 em Hong Kong e dirigido por Wai Keung Lau. Produzido por Martin Scorsese, Jennifer Aniston, Brad Grey, Graham King e Brad Pitt para a Plan B, Vertigo Entertainment. Elenco: Leonardo DiCaprio (Billy Costigan), Matt Damon (Colin Sullivan), Jack Nicholson (Frank Costello), Martin Sheen (Queenan), Vera Farmiga (Madeleine), Mark Wahlberg (Dignam), Anthony Anderson (Brown), Ray Winstone (Mr. French), Alec Baldwin (Ellerby), John Cenatiempo (Guinea), Lyman Chen (Robert Yan), Kevin Corrigan (Sobrinho de Billy), Buddy Dolan (Sean), Shay Duffin (Jimmy), Zachary Pauliks (Billy jovem), David O'Hara (Fitzy), Robert Wahlberg (Joyce).
Sinopse: Frank Costello dizia que ele não era um produto do ambiente em que vivia; o ambiente em que ele vivia é que era um produto dele. Costello comandava da rua L, em South Boston, uma gangue de irlandeses ligados ao tráfico de drogas e a outras contravenções num bairro de comerciantes italianos. Costello conhecia praticamente todas as famílias de South Boston, e por isso identificou logo o filho de Johnny Sullivan, Colin, quando o encontrou numa lanchonete comendo batatas fritas. Colin era coroinha na igreja local e ao aproximar-se de Frank Costello para "ganhar alguns trocados" acabou tornando-se seu protegido. Costello financiou os estudos de Colin, que entrou na Academia Militar e se tornou um policial, foi promovido a detetive e em pouco tempo foi integrado a uma Unidade de Elite que tinha por objetivo capturar, entre outros chefões do crime organizado, ninguém menos que... Frank Costello.
Colin, apesar de ganhar a confiança do Chefe da Divisão Ellerby, encarregado de capturar Costello, mantinha contato constante com o seu "padrinho", através de um telefone celular em que os passos da polícia no encalço do criminoso eram todos informados. Enquanto isso o recém-formado policial Billy Costigan foi chamado para uma conversa com os agentes Queenan e Dignam, que questionaram a decisão de Billy em entrar para a carreira militar, já que a família Costigan tinha vários membros com antecedentes criminais registrados em South Boston, incluindo o tio de Billy, Jackie Costigan, ligado a Frank Costello. Billy só tinha uma opção para continuar na Polícia: aceitar trabalhar em uma missão especial: infiltrar-se no crime organizado para informar para os tiras os locais e os acordos de negociação de drogas e contrabandos. Para isso, Queenan e Dignam providenciaram uma "ficha suja" para o rapaz, simulando sua expulsão do Departamento por agressão e sua detenção.
Após cumprir pena de 4 meses, Billy saiu em liberdade condicional e foi procurar sua tia e seu primo em South Boston e começou a arranjar todo tipo de confusão em bares e mercearias do bairro com negociantes de propina, chamando a atenção de Mr. French, o leal braço direito de Frank Costello.
Billy passou a trabalhar com Mr. French e aos poucos conquistou a confiança de Costello. Os únicos contatos de Billy que sabiam de sua verdadeira identidade eram Queenan, Dignam e Madeleine, a psicóloga do Departamento de Polícia. Como está em liberdade condicional Billy precisava visitá-la mensalmente. Madeleine namorava Colin Sullivan.
Informações começaram a ser transferidas de lado a lado e tanto o Chefe Ellerby, por um lado, quanto Frank Costello, por outro, queriam saber quem é que está "Infiltrado" entre seus comandados. Ellerby destacou Colin Sullivan para a missão de descobrir quem era o informante de Frank Costello dentro da Polícia (ou seja, "descobrir" a si mesmo) enquanto Costello pediu para Mr. French fazer um levantamento de dados de seus "Cidadãos" (Citizens) pedindo para cada um colocar em uma ficha seu nome completo, número de identidade, número do seguro social e número da conta bancária.
Cada vez torna-se mais e mais complicado tanto para Colin quanto para Billy manter a confiança de seus superiores falsos e verdadeiros e ao mesmo tempo descobrir quem é o "infiltrado" que está do lado oposto ao seu, além, naturalmente, de não ter descoberta a sua verdadeira identidade. Bastidores: -Vencedor do Oscar 2007 nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção (Martin Scorsese), Melhor Roteiro Adaptado (William Monahan, baseado em roteiro de Siu Fai Mak e Felix Chong para o filme Conflitos Internos (Miu Gaan Diy) produzido em 2002 em Hong Kong) e Melhor Montagem(Thelma Schoonmaker). Indicado também para Melhor Ator Coadjuvante(Mark Whalberg).
-Vencedor da categoria Melhor Vilão (Jack Nicholson) no MTV Movie Awards 2007.
-Vencedor do Globo de Ouro 2007 na categoria Melhor Diretor (Martin Scorsese). Foi indicado também nas categorias Melhor Filme- Drama, Melhor Ator- Drama (Leonardo Di Caprio), Melhor Ator Coadjuvante (Jack Nicholson e Mark Wahlberg) e Melhor Roteiro (William Monahan).
-Martin Scorsese, de Os Infiltrados, recebeu o prêmio de Melhor Diretor do DGA (Sindicato Americano dos Diretores) e o Globo de Ouro de Melhor Direção. Ao longo da carreira, Scorsese acumulava 5 indicações para Melhor Diretor sem nunca ter vencido- O Touro Indomável (1982), A Última Tentação de Cristo (1999), Os Bons Companheiros (1991), Gangues de Nova York (2003) e O Aviador (2005) e duas para Melhor Roteiro Adaptado - Os Bons Companheiros (1991) e A Época da Inocência (1994).
- No filme Conflitos Internos (Hong Kong, 2002), que deu origem ao roteiro de Os Infiltrados, Tony Leung interpreta Chan Wing "Yan" e Andy Lau interpreta "Lau" Kim Ming. "Yan" é o policial infiltrado na facção criminosa ligada ao tráfico de drogas e contrabandos liderada por Sam (Eric Tsang). "Lau" é o espião ("os olhos e ouvidos" de Sam) dentro da força policial. No início e no fim de Conflitos Internos há uma citação de um trecho do Nirvana Sutra Budista: "O pior dos Oito Infernos chama-se Inferno Contínuo, que significa Sofrimento Contínuo. Aquele que está no Inferno Contínuo nunca morre. A longevidade é uma grande punição no Inferno Contínuo." Conflitos Internos teve duas continuações, ambas de 2003: em Conflitos Internos 2 a história retrocede para mostrar a origem da rivalidade entre o supervisor de polícia Wong e o líder criminoso Sam e o início das carreiras de Lau na academia de polícia e de Yan na facção criminosa. Conflitos Internos 3 narra a continuidade da trajetória do policial Lau dez meses depois dos fatos mostrados no primeiro filme.
Em Portugal o filme chama-se The Departed: Entre Inimigos.
Estreou em 10 de novembro de 2006.
Site Oficial: http://thedeparted.warnerbros.com/ Posts Relacionados: The Wolf of Wall Street
Gangs of New York

Nenhum comentário:

Postar um comentário