sábado, 25 de abril de 2015

Angela Maria e Cauby Peixoto - Começaria tudo outra vez

Gonzaguinha - Começaria Tudo Outra Vez
Cauby Peixoto - Luzes da Ribalta
Cauby Peixoto - A Pérola e o Rubi
Cauby - Começaria tudo outra vez
(Brasil, 2013)
Documentário
Direção : Nelson Hoineff
Sinopse: Cauby Peixoto nasceu no bairro de Santa Rosa, em Niterói (Rio de Janeiro), em 10 de fevereiro de 1931, e pertence a uma família cheia de músicos. O cantor era filho do violinista conhecido como Cadete, sobrinho de Nonô (Romualdo Peixoto), que popularizou o samba no piano, e primo de Ciro Monteiro.
Começou a carreira na música em 1949 quando abandonou o trabalho no comércio para participar de programas de calouros de rádio. Antes disso, chegou a cantar no coro da escola e também no coro da igreja que frequentava.
Cauby, conhecido pelo timbre grave e aveludado, gravou seu primeiro álbum (Saia Branca) em 1951. Cinco anos mais tarde, o cantor gravou três LPS, incluindo Você, a música e Cauby, quando lançou sua interpretação mais famosa: Conceição.

Cauby Peixoto - Conceição
O sucesso do samba-canção já aconteceu em parceria com Edson Collaço Veras, o Di Veras, que foi o responsável por promover a carreira de Cauby. Foi o empresário que moldou o jeito do cantor de falar, se vestir e agir com o público, conseguindo com que ele sempre estivesse nas páginas dos jornais com boas histórias.
Conceição, Blue Gardênia, A pérola e o rubi, Tarde fria, Lábios que eu beijei, Solidão, A noiva, Molambo, É tão sublime o amor são algumas das canções de maiores destaque de Cauby, que lançou 49 álbuns ao longa da carreira.
Em 1957, o cantor se torna o primeiro brasileiro a gravar uma canção de rock em português com Rock and Roll, de autoria de Miguel Gustavo.

Cauby Peixoto - Rock and Roll em Copacabana
A fama internacional chegou dois anos mais tarde quando foi chamado de "Elvis Presley brasileiro" pela revista Time. Com o nome artístico de Ron Coby, gravou um álbum em inglês.
Ao lado de dos irmãos, abriu a famosa boate Drink, no Rio de Janeiro, e se apresentou no local por quatro anos.

Cauby Peixoto - Bastidores
Chico Buarque - Bastidores

A cantora Ângela Maria foi a grande amiga e parceira de Cauby. Juntos, eles gravaram três discos: Ângela e Cauby, Ângela e Cauby ao vivo, e Reencontro.
O último trabalho de Cauby foi um comemorativo pelos 80 anos de vida e 60 de carreira, quando lançou o box Cauby, o Mito com 3 CD's (um com músicas dos Beatles, um em parceria com o violinista Ronaldo Rayol e outro com registros de show com as participações de Ângela Maria, Fafá de Belém, Agnaldo Rayol, Emílio Santiago, Agnaldo Timoteo e Vânia Bastos).
Cauby Peixoto morreu por volta das 23h50 do domingo, dia 15 de maio de 2016, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário