sábado, 18 de abril de 2015

Dil Se - Chaiyya Chaiyya

Tema do filme O Plano Perfeito (Inside Man)
Opening Scene

O PLANO PERFEITO
(Inside Man, EUA, 2006)
Policial/ Suspense - 129 min.
Direção: Spike Lee.
Roteiro de Russell Gewirtz. Produção de Brian Grazer para a Universal Pictures / Imagine Entertainment / 40 Acres & a Mule Filmworks. Música de Terence Blanchard. Elenco: Denzel Washington (Keith Frazier), Clive Owen (Dalton Russell), Jodie Foster (Madeleine White), Christopher Plummer (Arthur Case) , Chiwetel Ejiofor (Bill Mitchell), Peter Gerety, Peter Frechette, Jason Manuel Olazabal (Sgt. Hernàndez), Darryl Mitchell, Ashlie Atkinson (Burke), Willem Dafoe (Capitão John Darius).
Sinopse: O filme começa com um primeiro plano de Dalton Russell, o líder da quadrilha que assaltou o banco, cenário principal do filme, contra o fundo daquilo que parece ser a cela de uma prisão. Ele pede que prestemos atenção ao que ele diz, pois ele "escolhe as palavras com cuidado e não se repete". Dalton diz que o "quem" da história é ele mesmo; o "onde" pode ser descrito como uma cela de prisão, mas explica que é diferente "estar preso num espaço e estar aprisionado"; o "o quê" e o "onde" são uma série recente de eventos para um roubo de banco perfeito; o "porquê", além da óbvia motivação financeira, é "porque ele pode". Assim, só resta saber "como" isso foi feito, que é "onde está o problema".
Nova York. Quatro pessoas saem de um furgão com o logotipo de uma empresa denominada "Pintura Perfeita" com macacões, máscaras, capuz, luvas e óculos escuros e passam pela entrada do movimentado Banco Manhattan Trust, filial número 32 de uma renomada instituição financeira internacional com sede em Wall Street. Em poucos segundos, os ladrões disfarçados de pintores conseguem desligar as câmeras do circuito fechado do banco, e então colocam o lugar num cerco cirurgicamente planejado, e em torno de 50 pessoas, entre clientes e funcionários, tornam-se reféns de um roubo hermético. Os reféns têm seus celulares, relógios e roupas confiscadas e são obrigados a vestir uniformes iguais aos dos ladrões. Eles são divididos em três grupos e colocados em pequenos escritórios do banco e de tempos em tempos alguns reféns são trocados de sala. Num quarto grupo, com vigilância maior, ficam os reféns que criaram algum problema de insubordinação. Entre os reféns há um menino de 8 anos e 3/4 que tem um videogame ultra-violento, um sikh que não gosta de ser confundido com árabe, um senhor de idade com problemas cardíacos, uma senhora que se recusa a tirar a roupa e um oriental que paquerava uma italiana exuberante, na fila do banco.
Negociadores de reféns do Departamento de Polícia de Nova York, os detetives Keith Frazier (substituto do detetive titular Grossam, que está de férias), que está sendo investigado por um escândalo de corrupção, e Bill Mitchell são enviados para a cena do crime com ordens de fazer contato com o líder dos bandidos, Dalton Russell, e garantir a segurança e libertação dos reféns. Trabalhando junto com o capitão John Darius, da Unidade de Serviços de Emergência, todos esperam que a situação se resolva pacífica e prontamente. Mas as coisas não se sucedem como o planejado.
Dalton Russell se mostra um oponente inesperadamente esperto, calmo e totalmente no controle de um plano meticuloso para desorientar e confundir reféns e autoridades.Pede dois ônibus com tanque cheio e um avião para a fuga e comida para os reféns. Lá fora, repórtes, bombeiros, policiais e uma multidão de nova-iorquinos vai se tornando tensa, com os superiores de Frazier começando a questionar a competência dele em se manter no comando da situação. Os ladrões, que chamam uns aos outros por nomes como Stevie, Stevie-O e Steven, parecem estar sempre um passo à frente da polícia, vencendo Frazier e Darius a cada movimento com pistas falsas, detectando a escuta dos tiras e grampeando as conversas deles. Enquanto isso, o diretor-presidente do banco assaltado, Arthur Case, decide contratar os serviços de uma influente e misteriosa mulher, Madeline White, a fim de garantir que o conteúdo de uma gaveta-cofre particular (a de número 392) não seja descoberto. Ela intercede junto ao prefeito e consegue entrar no banco para uma negociação particular de dez minutos cara-a-cara com Dalton Russell que revela um pouco da história de Arthur Case, que tem em sua biografia ligações perigosas com o nazismo na época da Segunda Guerra. As coisas se encaminham para um desfecho quando os ladrões dão um tiro a sangue frio e em frente às câmeras num suposto refém e a polícia decide entrar no banco disparando balas de borracha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário