quarta-feira, 29 de julho de 2015

Blood Diamond

1. God Left This Place
2. Rescuing Dia
3. A Good Boy
4. Danny Says Goodbye
Diamante de Sangue
(Blood Diamond, EUA, 2007)
Aventura/ Drama
Direção: Edward Zwick
Roteiro de Charles Leavitt e C. Gaby Mitchell. Produzido por Edward Zwick, Paula Weinstein, Darrell Roodt, Graham King e Marshall Herskovitz. Elenco: Leonardo DiCaprio (Danny Archer), Djimon Hounsou (Solomon Vandy), Jennifer Connelly (Maddy Bowen), Chris Astoyan (Billy), Stephen Collins,David Harewood (Capitão Poison), Ato Essandoh, Caruso Kuypers (Dia), Benu Mabhena (Jassie), Arnold Vosloo, Francois Grobbelaar (Mercenário), Caruso Kuypers (Dia), Benu Mabhena (Jassie), Adetokumboh M'Cormack, Jimi Mistry, Ntare Mwine (M'ed), Michael Sheen, Basil Wallace.
Sinopse: Freetown, capital da Serra Leoa, na costa Oeste da África, 1999. Solomon Vandy era um pescador que vivia numa aldeia da etnia Mende com sua esposa, Jessie, e suas três crianças. "Dia" é o nome do filho mais velho de Solomon. Ele gostava de jogar futebol e de estudar, e sonhava em viver num país livre e próspero depois que a guerra acabasse. Solomon planejava ver o filho tornando-se médico, e deixando a dura vida naquela vila de pescadores e consertadores de redes.
Serra Leoa atravessava um período bastante conturbado. Assim como havia acontecido na época dos ciclos do marfim, da borracha, do ouro e do petróleo no continente africano, a corrida atrás das minas de diamantes desencadeou uma violenta Guerra Civil que já havia custado a vida de milhares de pessoas.
A F.U.R.- Frente Unida Revolucionária é um grupo de guerrilheiros violentos que almejavam o controle do país, enfrentando as tropas do governo e ao mesmo tempo tentando desestabilizar toda a nação, destruindo aldeias inteiras, decepando as mãos de não-simpatizantes e recrutando homens para trabalhar como escravos nas minas de diamantes e crianças para serem treinados em suas fileiras para compôr a guerrilha.
Foi de repente que os guerrilheiros da F.U.R. chegaram à aldeia Mende metralhando quem encontrassem pela frente, provocando um grande tumulto e causando a separação de Solomon, que foi levado para trabalhar nas minas de diamante, e de Jessie e as crianças, que fugiram e passaram a viver como refugiados em busca de um abrigo.
O negócio de diamantes já preocupava autoridades internacionais que sabiam que o comércio das pedras preciosas encontradas nas minas de Serra Leoa era o fomentador da Guerra Civil no país, por causa do contrabando internacional de armas que acabava movimentando fortunas e envolvia subornos de alfândegas e tinha como principal "investidora" a empresa "Van De Kaap" de diamantes, que mantinham altos os preços das pedras através de um estoque secreto, o que fazia com que as pedras, chamadas de "diamantes de sangue", porque custavam a vida de milhares de pessoas, permanecessem raras do ponto de vista do mercado de jóias.
O esquema ilegal era conhecido pelas autoridades e pelos jornalistas, mas faltavam provas, "nomes, datas e números de contas".
Danny Archer, nascido na Rodésia (atual Zimbábue) era um negociador. Ele mantinha contatos de compradores de jóias em Londres, na Libéria e em outros países e trocava diamantes por armas de fogo tanto para a F.U.R quanto para as Forças Armadas do governo de Serra Leoa. Certa vez, quando tentava atravessar a fronteira com um pequeno rebanho de cabras, que na verdade continham diamantes escondidos sob o seu pêlo, foi preso por contrabando e levado para um presídio em Freetown.
Enquanto isso, Solomon Vandy encontrou na mina um diamante especial, do tamanho de um ovo de ave, transparente e brilhante. Devia ter uns 100 quilates. Solomon aproveitou que os vigias da F.U.R. estavam distraídos com as explosões devido a um ataque dos soldados do governo e escondeu o diamante primeiro entre os dedos dos pés, depois num buraco no chão. Na confusão Solomon acabou indo preso e foi parar no mesmo presídio onde estava Danny Archer.
Danny interessou-se pela história (e principalmente pelo valor) do diamante e estava determinado a ir buscá-lo com o pescador. Em troca, propôs-se a localizar e reunir a família de Solomon. Para isso, Danny contaria com a ajuda da jornalista norte-americana Maddy Bowen, que tinha acesso ao banco de dados das Nações Unidas sobre os campos de refugiados. Maddy, que já tinha estado no Afeganistão e na Bósnia fazendo reportagens, sabia que Danny era o homem que poderia lhe dar afinal os "nomes, datas e números de contas" que provariam o esquema que estabelecia a ligação entre contrabandistas de diamantes e de armas.
Bastidores: -Indicado ao Oscar 2007 de Melhor Ator (Leonardo Di Caprio), Melhor Ator Coadjuvante (Djimon Hounsou), Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
-Por este filme, Leonardo Di Caprio foi um dos cinco indicados ao prêmio de Melhor Ator e Djimou Hounsou foi um dos cinco indicados ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante pelo SAG (Sindicato dos Atores).
Estréia nos Cinemas: 05-01-2007

Posts Relacionados: Movie Clips de "A Praia" (2000)
Dropkick Murphys - I'm Shipping Up To Boston, tema do filme "Os Infiltrados" (2006)
Trilha Sonora do filme "Django Livre" (2013)
Movie Clips do filme "Terra de Sonhos" (2003)
Movie Clips do filme "Noah" (2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário