quarta-feira, 29 de julho de 2015

Saving Private Ryan

1. Omaha Beach
2. Sniper in the Tower
3. That's My Mission
4. It Doesn't Make Any Sense
5. Private Jackson
6. Upham Fails Mellish
7. Capt. Miller's Last Stand
O Resgate do Soldado Ryan
(Saving Private Ryan , EUA, 1998)
Direção: Steven Spielberg
Roteiro de Robert Rodat. Elenco: Tom Hanks (Capitão John H. Miller), Tom Sizemore (Sargento Michael Horvath), Edward Burns (Soldado Reiben), Barry Pepper (Soldado Jackson), Adam Goldberg (Soldado Mellish), Vin Diesel (Soldado Adrian Caparzo), Giovanni Ribisi (Irwin Wade), Jeremy Davies (Timothy E. Upham), Matt Damon (Soldado James Francis Ryan), Ted Danson (Capitão Fred Hamil), Paul Giamatti (Sargento Hill), Dennis Farina (Tenente-coronel Anderson).
Sinopse: No dia 6 de Junho de 1944, o famoso "Dia D", o Capitão John Miller (Tom Hanks) tem a missão de desembarcar na praia de Omaha e livrá-la dos alemães para que as tropas aliadas possam usá-la como ponto de entrada para a guerra.
Os 20 minutos iniciais de O resgate do soldado Ryan são tidos como os mais violentos da história do cinema. A Operação Overlord liberou o norte da França da ocupação nazista dividindo-se em cinco áreas: Omaha e Utah para as tropas americanas e Gold, Juno e Sword para os britânicos e canadenses. Nas primeiras horas daquele dia, enquanto ainda estava escuro, centenas de pára-quedistas foram lançados em territórios franceses, para minar as forças alemãs e facilitar o ataque que viria do mar. É claro que nem tudo saiu como planejado e muita gente morreu sem nem mesmo ter dado um tiro contra o exército de Hitler.
E foi na praia de Omaha que a infantaria liderada pelo fictício Capitão John Miller (Tom Hanks) desembarcou e foi massacrada pelos nazistas. Logo que os primeiros centímetros da frente das embarcações começa a se abrir, os tiros começam a voar na direção dos americanos. Para muitos, aquela era a primeira missão e eles não conseguiram sequer molhar os pés no mar francês. Ainda na água, soldados morriam afogados tentando se livrar de todo o pesado equipamento que carregavam. Outros, eram atingidos por balas. Na terra, a coisa não estava melhor. Os alemães descarregavam sua artilharia sem piedade de dentro dos bankers (pequenas fortificações). Explosões faziam voar pedaços de americanos para todos os lados. Uma das cenas que mais marcou foi a do soldado procurando seu braço, ou então aquela em que outro leva um tiro na cabeça enquanto verificava o capacete que tinha salvado sua vida segundos antes. Ironias sem graça que só uma guerra pode produzir.
As cenas aquáticas e as explosões são excelentes do ponto de vista técnico. Além do efeito visual, demonstram a qualidade de som utilizado. Dentro do mar, há um silêncio quase confortante no meio de todo aquele mar vermelho. De um destes estouros vem uma das visões mais estarrecedoras e comuns daquele momento. Capitão Miller não consegue ouvir um de seus subalternos chamando-o. Está perdido, sem saber o que fazer, ou para onde ir... e ele é um dos líderes de campo.
Depois de muitas mortes, John Miller consegue tomar Omaha, mas não sem perder quase todo seu pelotão, do qual só restaram seis soldados : Soldado Reibben (Edward Burns), Sargento Horvath (Tom Sizemore), Soldado Caparzo (Vin Diesel), o Soldado judeu Mellish (Adam Goldberg), Soldado Jackson Sniper (Barry Pepper) e o enfermeiro Wade (Giovanni Ribisi).
Ao mesmo tempo nos EUA uma secretária percebe nos papéis de baixas de guerra que o sobrenome Ryan se repetia 3 vezes. Logo encaminhou a papelada ao Chefe do Estado Maior que lendo uma carta de Abrahan Lincon diz que vai salvar o quarto membro da família, e trazê-lo de volta, mesmo sem saber se este ainda está vivo.
A missão é entregue ao Capitão John Miller, e como recompensa por conseguirem resgatar o Soldado James Ryan (Matt Damon) ele e seu pelotão ganham o direito de retornar à casa. Para isso Capitão John Miller recruta o Cabo Upham (Jeremy Davies), um ótimo tradutor, que não tinha experiência em combates. De cidade em cidade o pelotão vai passando e procurando Ryan, sem muita sorte. Durante o caminho, acontecem baixas, o Soldado Carpazo e o Médico Wade morrem em lutas, essas baixas levam o pelotão a brigar entre si questionando o se é justo o preço de uma vida.
Dias depois o pelotão se encontra com Ryan, defendendo uma ponte. O Capitão John Miller dá a notícia de que Ryan já perdera os 3 irmãos na guerra e que lhe foi incumbida a missão de levá-lo para casa. Ryan não aceita e diz que quer continuar.
Depois de muito discutir, Capitão John Miller decide que o pelotão dele vai se unir ao outro para emboscar os alemães que se aproximavam, o único problema é que eles contavam com pouca artilharia pesada e os inimigos que se aproximavam pareciam vir munidos de tanques.
Então começa a corrida contra o tempo, já que a única vantagem que Miller e seu pelotão tem é de estar no meio de uma cidade em ruínas. O Cap. Miller decide aproveitar e armar armadilhas preparando assim uma emboscada para os alemães que se aproximavam. Jackson dá o sinal do alto da torre, avisando que os alemães estão em 30 a 50 e ainda dois tanques. Nesse momento todos se desesperam, mas nada de desistir, todos vão para seus lugares e a batalha começa. Muitos alemães tombam perante a emboscada armada por Miller mas os que sobram ainda são muito e com poder de fogo alto, uma MD-11 aparece no meio dos alemães e faz a diferença. Miller e seus soldados começam a recuar, Jackson morre, depois Mellish morre e Upham com medo não fez nada para ajudá-lo. Em seguida quem tomba é sargento Horvart. Acuados e do outro lado da ponte para que essa seja explodida Miller é baleado e não consegue detonar a ponte, um tanque vem em sua direção, ele vai ser atropelado, quando do céu surgem bombardeiros americanos que vem em seu resgate.
Bastidores:- Ganhou 5 Oscars: Melhor Direção, Melhor Montagem, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Som e Melhor Fotografia. Foi ainda indicado em outras 6 categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Tom Hanks), Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora de Drama.
- Ganhou 2 Globos de Ouro: Melhor Filme em Drama e Melhor Diretor, além de ter sido indicado em outras três categorias: Melhor Ator em Drama (Tom Hanks), Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro. - Recebeu uma indicação ao César, de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou o Grammy na categoria de Melhor Composição Instrumental feita para Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário