terça-feira, 28 de julho de 2015

The Exorcist

1. A Harrowing House Call
2. Projectile Vomit
3. Head Spin
4. The Power of Christ Compels You
5. Take Me
22h30 SBT - O Exorcista
(The Exorcist, EUA, 1973)
Direção: William Friedkin
Elenco: Max Von Sydow (padre Merin), Ellen Burstyn, Linda Blair, Jason Miller
Sinopse: Chris McNeil é uma atriz de cinema que vai morar temporariamente em Georgetown, Washington, com a filha Regan, de 12 anos. Aos pouos, Regan começa a mostrar um comportamento estranho. Dorme mal, tem acessos de agressividade e fala de maneira vulgar. Os médicos suspeitam que anormalidades no cérebro da jovem tenham a ver com o problema, só que os exames clínicos nada revelam. Os sintomas pioram. Regan faz movimentos inusitados com o corpo, chega a levitar e mostrar uma força descomunal.
A consulta a um psiquiatra também não traz respostas e muito menos resultados.
No auge do desespero e convencida de que Regan é vítima de um fenômeno sobrenatural, Chris resolve procurar o padre Damien Karras. Ele vive um momento de questionamento de sua fé por causa da morte recente da mãe. Como também é psiquiatra, Karras aceita examinar Regan. Ela se apresenta ao padre como o próprio demônio. Aos poucos, Karras se convence que está diante de um fenômeno de possessão e pede a seus superiores permissão para proceder a um exorcismo.
Para ajudar Karras, é chamado o padre Lankester Merrin. Além de experiências prévias com exorcismo, Merrin também é arqueólogo. Pouco antes de ser procurado por Karras, ele estava no Iraque acompanhando escavações. Numa delas encontraram uma pequena escultura de uma figura demoníaca conhecida como Pazuzu. Juntos, Merrin e Karras vão tentar salvar a jovem Regan.
Bastidores: -Vencedor dos Oscars de Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado (William Peter Blatty). Indicado também nas categorias Melhor Filme, Edição, Direção de Arte, Atriz (Ellen Burstyn), Atriz Coadjuvante (Linda Blair) e Ator Coadjuvante (Jason Miller).
-Vencedor dos Globos de Ouro de Melhor Filme-Drama, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante (Linda Blair).

Nenhum comentário:

Postar um comentário