terça-feira, 28 de julho de 2015

Dr. Strangelove

1. Ripper's Motivations
2. No Fighting in the War Room
3. Hello Dimitri
4. Water and Commies
5. Mandrake Calls the President
6. No Point in Getting Hysterical
7. Kong Rides the Bomb
8. Living Underground
Doutor Fantástico
(Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, Inglaterra, 1963)
95’
Direção: Stanley Kubrick.
Elenco: Peter Sellers, George C.Scott, Sterling Hayden, Keenan Wynn, Slim Pickens, Peter Bull, James Earl Jones, Tracy Reed, Jack Creley, Frank Berry, Robert O´Neil, Glenn Beck, Roy Stephens.
Sinopse: O General Jack D. Ripper (Sterling Hayden), é um homem paranóico. Ele acredita em uma conspiração comunista que visa a adição de flúor às águas americanas. Por isso, ele toma extremo cuidado com o que bebe, a fim de preservar seus preciosos fluidos corporais. Cada vez mais perturbado, o sujeito aciona o plano R - e ordena um ataque nuclear a pontos estratégicos da União Soviética - ataque este que só pode ser cancelado usando-se um determinado código que só o próprio General conhece.
Quando o Presidente Muffley (Sellers), dos EUA, fica sabendo do ocorrido, procura entrar em contato imediatamente com o Premier russo, a fim de pedir que este abata os aviões americanos antes do bombardeio. Enquanto isso, o Capitão britânico Lionel Mandrake (Sellers, mais uma vez) tenta convencer o General Ripper a revelar o código. O Presidente tem a assessoria de vários militares e cientistas, destacando-se o estranho soviético bêbado Dr. Fantástico (também Sellers). Outro integrante do Conselho de Guerra é o General Turgidson (George C. Scott), um militar que acha que a solução para a crise é bombardear a União Soviética de verdade, antes que esta possa revidar o ataque. É então que o embaixador russo revela que seu país construiu uma máquina do Juízo Final, que irá ser disparada automaticamente caso uma bomba sequer caia em solo soviético. A máquina liberaria na atmosfera uma substância mortal. E, para completar, o piloto de um dos aviões que receberam ordem de ataque é um texano determinado a cumprir suas ordens a qualquer custo, nem que para isso tenha que cavalgar uma bomba como faria com um cavalo selvagem.
Bastidores: - Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (Stanley Kubrick), Melhor Ator (Peter Sellers) e Melhor Roteiro Adaptado.
- Baseado no livro Alerta Vermelho, de Peter George
- O diretor Stanley Kubrick leu mais de 50 livros sobre guerra nuclear como pesquisa. Peter Sellers interpreta três personagens no filme. Inicialmente ele faria quatro, mas desistiu depois de torcer o tornozelo.
- A produção ganhou o prêmio Bafta de melhor filme, melhor filme britânico e melhor direção de arte. Foi indicado ao Oscar de melhor filme e melhor roteiro adaptado. Stanley Kubrick recebeu a indicação para melhor diretor e Peter Sellers de melhor ator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário