sábado, 11 de julho de 2015

300

King Leonidas vs. the Uber Immortal
300
(EUA, 2007)
Direção: Zack Snyder
Roteiro de Michael Gordon, Kurt Johnstad e Zack Snyder baseado em minissérie em quadrinhos de Frank Miller e Lynn Varley. Elenco: Gerard Butler (Rei Leônidas), Rodrigo Santoro (Rei Xerxes), Lena Headey (Rainha Gorgo), David Wenham (Dilios), Dominic West (Theron).
Sinopse: Em Esparta, quando nasce um bebê, ele é examinado.
Se for miúdo, fraco, doente ou deformado, ele é descartado.
Se sobreviver a este impiedoso "controle de qualidade", o menino é submetido desde criança a um treinamento de combate, onde aprende a "nunca retroceder" e a "lutar até a morte pela glória de Esparta".
Aos sete anos o garoto passa a fase do Agogê, o treinamento militar: ele é tirado abruptamente dos cuidados maternos e forçado a lutar pela sobrevivência, passando fome e sendo obrigado a lutar, roubar e até a matar se for preciso.
No Agogê, o jovem aprende a não demonstrar dor, cansaço nem piedade.
A iniciação é feita no agreste dos gregos. Ali, jogado à sorte e às forças da natureza, é possível saber se o jovem será um bom guerreiro ou um Grande Guerreiro.
Foi assim com o garoto Leônidas antes de se tornar rei, com a benção dos deuses. Atacado por um lobo selvagem feroz, faminto, com garras de aço, olhos de rubi e pêlos escuros como a noite, Leônidas conseguiu vencê-lo usando apenas um cajado e um bocado de astúcia. Leônidas voltou para Esparta, onde Zeus apontou o dedo para ele e disse:
-Léo, Você é O Cara!
30 anos se passaram desde o episódio do lobo.
Em 480 a.C. 300 homens com elmos, escudos e lanças marcham sob o comando do Rei Leônidas.
Há um ano atrás, Leônidas desafiou o rei Xerxes, da Pérsia, auto-intitulado "Rei dos Reis" e "Deus dos Deuses", que exigia a submissão dos espartanos ao seu poderio.
Leônidas e seus homens mataram um mensageiro de Xerxes e toda a comitiva persa.
Furioso e determinado a ver o Rei de Esparta ajoelhando-se diante de si, o Rei Xerxes mandou reunir os exércitos bárbaros de cerca de cem nações sob o seu domínio, totalizando em torno de um milhão de homens, incluindo "Os Imortais", a elite guerreira de Xerxes, a força de combate mais mortal de toda a Ásia.
Em marcha, o exército de Xerxes fazia o chão tremer.
Em nome da honra, da liberdade e da glória de Esparta, sem fazer prisioneiros e sem piedade, sem recuos e sem rendições e contra os desígnios dos Éforos, os místicos senis e corruptos que aconselharam o Rei a desistir da empreitada, Leônidas e seus 300 homens marchavam junto com alguns árcades e térpios rumo aos Portões de Fogo de Termópolis, onde ocorreriam uma série de batalhas que seriam lembradas por muitos séculos. Enquanto os 300 lutam, a rainha de Esparta tenta ser ouvida pelo Conselho de sábios para enviar reforços militares até eles e enfrenta outra forma de poderio de Xerxes, o político-econômico, já que um dos mais influentes membros do Conselho recebe uma espécie de "propina" para desestabilizar a família real.
Bastidores: Vencedor da categoria Melhor Luta ("Gerard Butler contra o gigante ") no MTV Movie Awards 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário