(The Shawshank Redemption, EUA, 1996)
Direção: Frank Darabont
Roteiro: Frank Darabont, baseado em estórias de Stephen King. Elenco: Tim Robbins (Andy Dufresne), Morgan Freeman (Ellis Boyd "Red" Redding), Bob Gunton (Warden Samuel Norton), William Sadler (Heywood), Clancy Brown (Capitão Byron Hadley), Gil Bellows (Tommy Williams), Mark Rolston (Bogs Diamond), James Whitmore (Brooks Hatlen), Larry Brandenburg (Skeet), Neil Giuntoli (Jigger), Brian Libby (Floyd), Jeffrey DeMunn.
Sinopse: Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando é mandado para a penitenciária Shawshank, na Nova Inglaterra, para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher infiel e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio. Aparentemente resignado com seu destino, Andy adapta-se sem reclamações à dura realidade da prisão, conquistando amigos e conhecendo de perto as mais variadas formas de injustiça e sofrimento. Seus conhecimentos na área financeira e tributária acabam sendo utilizados/explorados por guardas e até mesmo pelo Diretor da Prisão, fazendo com que Andy se torne 'influente' ao ponto de conseguir regalias para si e seus companheiros mais próximos.
Em dado momento da trama, o velhote Brooks Hatlen (James Whitmore) finalmente recebe sua condicional. Mas o que deveria ser motivo de alegria para o bibliotecário acaba se transformando em gritos e lágrimas. "Depois de 50 anos aqui, este lugar é tudo que ele conhece\\", tenta explicar o sábio Red. E era isso mesmo. O mundo lá de fora tinha se transformado numa enorme armadilha para Brooks. Ele já tinha se acostumado à cadeia. Aquele era o seu mundo agora. Aquelas grades eram a sua verdadeira liberdade. E aqueles prisioneiros eram os seus verdadeiros amigos. Sem maiores aspirações. E o medo de viver esta vida estranha do lado de fora dos muros da prisão de Shawshank fez Brooks preferir outra fuga, pendurado numa corda em seu quarto alugado do Brewer.
Mas Andy nunca foi assim. Ele nunca se conformou. Mesmo passando duas décadas trancafiado, sofrendo alguns dos piores abusos - físicos ou psicológicos - aos quais um ser humano pode ser submetido, ele manteve a chama acesa. Esperança. "Cuidado, a esperança pode ser muito perigosa aqui", advertia Red. Andy nunca deu ouvidos. E continuou acreditando. Uma vida simples. Uma praia no México. Um barco velho para ser reformado. E uma cerveja sob o sol, exatamente como naquele dia nos telhados de Shawshank. "Isso é o bom da música. Eles não podem arrancá-la de você", dizia o branquelo abusado que colocou duas sopranos italianas para cantarem nos alto-falantes da cadeia. Até que um dia ..."Em 1966, Andy Dufresne escapou da prisão de Shawshank. Tudo que encontraram dele foram as roupas enlameadas de um prisioneiro, uma barra de sabão e um pequeno martelinho de pedras. Eu pensava que demoraria uns 600 anos para abrir um túnel nas paredes com aquilo, mas o velho Andy fez em menos de 20. Oh, Andy adorava Geologia, eu acho que tinha a ver com sua natureza meticulosa: uma era do gelo aqui, montanhas se construindo em milhões de anos ali. A geologia é o estudo da pressão e do tempo. E foi só o que precisou: pressão... e tempo. Ah, e um maldito pôster enorme da Rita Hayworth. Como eu já disse, na prisão um homem faz de tudo para manter sua mente ocupada. O hobby favorito de Andy era deixar os restos da parede disfarçadamente pelo pátio da cadeia. Acho que, depois que Tommy foi assassinado, ele decidiu que passou tempo demais aqui. Andy fez como lhe mandaram, encerou os sapatos do diretor até se parecerem com um espelho. O guarda simplesmente não notou, e nem eu... Quero dizer, falemos sério: o quão frequentemente você olha para os sapatos de um homem? Andy rastejou para a liberdade por cerca de 500 jardas de merda cheirando tão mal que eu não consigo imaginar - ou talvez não queira. Quinhentas jardas... é o tamanho de cinco campos de futebol." (Red)
Bastidores: -Recebeu 7 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator (Morgan Freeman), Melhor Roteiro Adaptado (Frank Darabont, baseado no conto “Rita Hayworth and the Shawshank Redemption”, de Stephen King), Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som. Um Sonho de Liberdade é o primeiro filme dirigido por Frank Darabont.
-Boa parte de Um Sonho de Liberdade foi rodado na Penitenciária Estadual de Mansfield, em Ohio, que estava desativada na época das filmagens. Como a penitenciária estava em péssimas condições, foi necessário que se fizesse uma pequena reforma que deixasse o local em condições para que se pudesse ali rodar um filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário