É considerado uma das maiores personalidades da história da música italiana, seja como autor ou intérprete da própria música, seja como como autor para outros artistas.1 2 3 . Em toda a carreira vendeu mais de 25 milhões de discos .
A sua produção representou uma reviravolta decisiva na música pop e no rock italiano. De acordo com um ponto de vista estritamente musical, Lucio Battisti personalizou e inovou a forma da canção tradicional e melódica italiana.
Graças às letras escritas por Giulio Rapetti, em arte Mogol, Battisti relançou temas exauridos ou dificilmente renováveis, entre os quais, o envolvimento sentimental e os pequenos acontecimentos da vida cotidiana. Soube explorar também assuntos novos e não usuais, por vezes controversos, gastando até o limite da experimentação pura no sucessivo período de colaboração com Pasquale Panella.
Lucio Dalla (Bolonha, 4 de março de 1943 — Montreux, 1 de março de 2012) foi um cantor e compositor italiano.
Era também tecladista e clarinetista, sendo um dos mais célebres cantautores italianos, considerando que sua carreira ultrapassou 50 anos de atividade artística.
Musicista cuja formação foi ao som de jazz, reconhecido então como autor de suas canções já numa fase madura, toca como clarinetista e saxofonista, e às vezes como tecladista. A sua produção musical atravessou muitas fases, desde a estação beat à experimentação rítmica e musical, até a canção de autor, indo além do limite das letras e canções italianas.
Morreu aos 68 anos vítima de um infarto.
Umberto Tozzi (Turim, Piemonte, 4 de março de 1952) é um cantor, compositor e produtor musical italiano de música popular. Com mais de 45 milhões de álbuns vendidos, é um dos cantores italianos mais famosos de todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário